Biografia

Nascido em Jaú, interior de São Paulo, em 20 de janeiro de 1940.

Desde garoto, dedica-se às artes plásticas. Por influência do pai, conhecido artista da região, começa a pintar muito cedo. Vai amadurecendo a partir das técnicas e ensinamentos do mestre, e logo começa a desenvolver estilo próprio. A pequena cidade de Jaú começa então a ficar pequena para sua criatividade e ousadia. Deixa para trás sua cidade e família e decide tentar a sorte na cidade grande: muda-se no ano de 58 para São Paulo.

Para se manter, começa a trabalhar como bancário. As dificuldades dessa fase não abafam seus instintos artísticos. Ao contrário, fazem com que esses venham com mais intensidade, como que uma forma de protesto. A angústia que encontra escape nas telas.

A agitada década de 60 encontra um produtivo Ingres, que absorve toda a efervescência do período e se nutre das mais variadas fontes na busca de uma identidade para sua obra. Como resultado, participa dos principais salões de arte em São Paulo, destacando o Salão Paulista de Belas Artes e o Salão Paulista de Arte Moderna. Nessa época, participa também de duas Bienais.

O milagre econômico da década de 70 proporciona uma revitalização da arte como bem comercial, criando um mercado de alto valor onde alguns poucos se destacam. Ingres ingressa no time dos pintores exclusivos da galeria Collectio, que se tornou famosa por seus grandes leilões.

Nos anos 80, Ingres alcança uma maturidade e equilíbrio que o levam a flertar novamente com as raízes figurativas e mais conservadoras da cidadezinha de Jaú. Como pintor das galerias Renot e Tableau, produziu obras de grande preciosismo técnico, sem perder porém a criatividade e ousadia que o tornaram conhecido nos anos anteriores.

A partir de 90, Ingres iniciou uma nova fase de vida, passando a se dedicar a transmissão de seus conhecimentos e técnicas. Deu aulas de pinturas em seu ateliê e fez parte do corpo docente da FAAP, tradicional escola de arte em São Paulo.

A variedade da obra de Ingres deu-lhe a segurança necessária para expor a seus alunos a infinita gama de técnicas e estilos na arte. Sua obra é fonte inesgotável de aprendizado, pois com ela consegue-se passear por diversas escolas e períodos da arte moderna.

A versatilidade dos trabalhos do artista Ingres simplesmente reflete as diversas fases da história do homem Ingres. Uma feliz coincidência que sua vida tenha se tornado um método didático.

É autor do livro INTRODUÇÃO AO MUNDO DA PINTURA (não editado), obra autobiográfica sobre a arte a partir da década de 70, pela ótica de quem vivenciou seus bastidores. Também autor do livro PINTURA PARA PRINCIPIANTES (em negociação para edição), guia prático para os interessados em começar a pintar.

“Sem título” (2007) - Técnica mista sobre tela - 69,5 x 49,5 cm

“Sem título” (2007) – Técnica mista sobre tela – 69,5 x 49,5 cm

Seu nome:

Telefone celular com DDD. Exemplo: (51) 9988-7766

E-mail:

Link da obra publicada no site:

Mensagem: