Biografia

Pintora e desenhista. Pelotas, RS, 1946 – Rio de Janeiro, 2012.

Eventualmente pratica escultura e faz experiências com papier-mâché. Formada em Artes Plásticas pela Escola de Artes da UFRGS em 1966, fez aperfeiçoamento na mesma escola no ano seguinte, onde foi aluna de Ado Malagoli, pelas mãos de quem realizou sua primeira mostra individual, Galeria Espaço, Porto Alegre, 1966. A partir de então, firmou-se como um dos mais expressivos valores da arte no Rio Grande do Sul.

Realizou diversas exposições individuais de impacto, como Galeria Leopoldina, 1967;
Galeria do IAB, 1977; e Galeria Independência, 1979, quando faz sua despedida do Sul.
Nessa ocasião, Sergius Gonzaga anotou: “ A arte de Magliani tem a densidade de um pesadelo opressivo […]Penso que esses trabalhos devem ser vistos de outro ângulo: que descubramos neles a alegoria de nosso tempo, uma espécie de metáfora de uma época de deformação e aviltamente do ser humano. A um universo histórico de autoritarismo, violência, corrupção e impunidade corresponderá uma arte aberta para o caricatural, o feio, o sórdido. Uma arte reveladora – apesar de sua linguagem simbólica -, o grau de coisificação a que fomos submetidos […] os seres de Magliani nos remetem obrigatoriamente para a realidade que os tornou possível. A isso chamamos arte social. Enfim, não se busque em Magliani o adorno para a sala de jantar. A cor onde repousam os olhos e a consciência dos objetos que ela produz então carregados de uma força tão visceral, possuem uma tal carga de denúncia, que impossibilitam o deleite estético burguês ou a indiferença. Conhecer a arte de Magliani é predispor-se ao ferimento. Realizou ilustrações para jornais de Porto Alegre como Folha da Manhã e Zero Hora, criou capas de livros e cartazes. Também realizou algumas xilogravuras. Quando residia em Porto Alegre, dedicou-se um período, nos anos 60, a fazer teatro, como atriz. Integrou o elenco de montagens como La Celestina, de Rojas, As criadas, de Jean Genet, e no papel titulo de O Negrinho do Pastoreio, de Delmar Mancuso. Em 1980 transfere-se para São Paulo.

Realiza individual na Galeria Paulo Figueiredo, São Paulo, e faz ilustrações para jornais.

Uma das características de seus trabalhos é enfeixá-los por séries tituladas, o que permite mapear sua obra, como por exemplo; Objetos de cena, 1975, Ela, 1978, Brinquedo de armar, 1979, Breve História da Infância, 1978, Retratos Falados, 1981, Encontros numa esquina, 1981, Como o nosso amor, 1982, Relatos em câmara lenta, 1985, Sempre retornou ao Sul.

Expôs em diversas ocasiões na Galeria Tina Presser, Porto Alegre. Fixou-se durante uma década em Tiradentes, Minas Gerais. O catálogo Geral das Obras do MARGS, Porto Alegre, aponta, em seu acervo, Pintura I, Da série anotações para uma estória – Passantes. Ao final de 1996, volta a residir em São Paulo, retoma o trabalho de ilustradora e passa a atuar no Caderno 2 de O Estado de São Paulo. É focalizada e consta com ilustrações no livro das pesquisadoras Ursula Rosa da Silva e Mari Lúcie da Silva Loreto, História da arte em Pelotas a pintura de 1870 a 1980. A partir de 1997 passa a residir no Rio de Janeiro,fixando-se no bairro das artistas; Santa Tereza. Em 1999 volta a residir no Rio Grande do Sul, mas em 2000 volta ao Rio de Janeiro.

Esta biografia foi retirada do Dicionário Artes Plásticas no Rio Grande do Sul. Autores: Renato Rosa e Décio Presser – Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CRONOLOGIA

1946
– Nasce em Pelotas, Rio Grande do Sul em 25 de janeiro. Filha de Antonio Magliani, funcionário público e Eugenia dos Santos Magliani, do lar. Seus avós paternos Manoel Magliani e Nestorina Magliani e maternos José Antonio dos Santos e Maria Lídia dos Santos.
1950
– Sua família se muda para Porto Alegre onde passam a morar na rua Felipe dos Passos, 99 no bairro Sarandi incluindo a irmã Maria da Graça Magliani, dois anos mais jovem e Manuel Antonio Magliani, último filho, nascido em Porto Alegre.
1963
– Ingressa no curso de Artes Plásticas no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
– Passa a montar suas primeiras telas de pintura usando sacos de açúcar, farinha, etc
1965
– Salão de alunos do Instituto de Artes / UFRGS – Menção Honrosa
1966
– Forma-se em Pintura (Artes Plásticas) no dia 17 de dezembro de 1966 pelo Instituto de Artes / UFRGS, Porto Alegre, RS. Primeira aluna negra a ser formada pelo Instituto de Artes daquela Universidade.
– Realiza sua primeira exposição individual na Galeria Espaço em Porto Alegre, tendo o professor Ado Malagoli como seu incentivador.
1967
– Faz Pós-Graduação em pintura com Ado Malagoli e formação pedagógica pela Faculdade de Filosofia da UFRGS
– Estágio no Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia (UFRGS)
– III Salão Cidade de Porto Alegre
– Pintura – Galeria Leopoldina – Porto Alegre, RS
1967/1968
– Assistente de Emília Schneider Marvão, diretora da Galeria Leopoldina.
1967/69
– Nesse período passa a receber convites para capas de programas teatrais (Decio Presser)
1969
– Trabalha como atriz na peça “As Criadas”, de Jean Genet, com direção de Miguel Grant em produção para o Aldeia II, um teatro-garagem que fez furor na subida da rua Santo Antônio em 1969. Na foto Renato Rosa, Rubens Barbot e de costas, Magliani. Um coro de atores negros, também participaram os ritmistas Giba-Giba, Chaplin, e as atrizes Maria de Lourdes Anagnostopoulos, Araci Esteves e Simone Fontoura.- Cria com Francisco Aron o Espaço de Arte, no corredor do Teatro Aldeia II. foto: Floriano Bortoluzzi
– Pintura – Teatro Aldeia II – Porto Alegre, RS
– IV Salão Cidade de Porto Alegre
– Faz Cursos livres de litografia no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre Porto Alegre, RS
1970
– Começa a trabalhar como cenógrafa e figurinista de diversas montagens teatrais, atividade que desenvolveu até 1979. Nesse ano faz o cenário (com Elton Manganelli) para “Não Saia da Faixa de Segurança” de Carlos Carvalho e Francisco Aron – Teatro da Aldeia II, Porto Alegre, RS * peça proibida pela censura.
– Atua na peça “La Celestina”, de Fernando de Rojas. Também no elenco Luiz Francisco Fabretti, Maria Luiza Martini, Raul Machado, Arines Ibias, Cecília Niesenblat e Vaniá Brown; produção e direção de Luiz Arthur Nunes.
Ilustra conto de Renato Rosa para o Caderno de Cultura de Zero Hora, Porto Alegre
1971
– Pintura – Teatro de Câmara da Prefeitura de Porto Alegre, RS
1972
– Participa da mostra “Arte Gaúcha no Festival de Inverno de Ouro Preto”, MG
– Faz o cenário para a montagem de “Calígula” de Camus – Teatro de Arena, Porto Alegre, RS
– Sob direção de Ivo Bender participa como atriz da montagem de Antígona, de Sófocles. No elenco Caio Fernando Abreu, Romanita Disconzi, Vaniá Brown e Alba Lunardon, entre outros nomes. Interpreta Tirésias, o adivinho cego. Segundo depoimento do dramaturgo Ivo Bender, em 2013, para Renato Rosa: “…a ideia era compor o Adivinho como um vidente de candomblé: – Magliani aceitou a incumbência e logo percebi o acerto da escolha. A peça foi encenada sobre um longo tapete vermelho, no espaço sagrado de um templo rosa cruz. Magliani, como atriz, era intuitiva e muito disciplinada. Sua figura e interpretação foram o momento mais impactante do espetáculo”.
1972/74
– Trabalha como ilustradora nos Jornais Zero Hora, Diário de Notícias, Porto Alegre, RS
1974
– Litografia com Danúbio Gonçalves, Atelier Livre da Prefeitura, Porto Alegre, RS
– Cenário e Figurino (com Elton Manganelli) para “O Baile dos Ladrões” de Jean Anouill
Teatro de Câmara, Porto Alegre, RS
– Cenário para “Aventuras de um Diabo Malandro”, Teatro de Arena de Porto Alegre
– Cenário para “A Noite dos Assassinos” de Roma Maiheu, Teatro de Câmara, Porto Alegre
– Capa e Ilustração para “O Inventário do Irremediável” de Caio Fernando Abreu
– “O Segundo da Lista” conto de Sergio Caparelli para a Antologia “A Teia”
– Capa e Ilustração para a novela “Andrômeda” de Sergio Caparelli
– Capa e Ilustração para a Antologia “A Margem”
1975
– Realiza a série “Objetos de Cena”
– Cenário para o Show ”Em Palpos de Aranha” de Giba Giba e Wanderley FalkenBerg -Teatro do Círculo Social Israelita, Porto Alegre, RS
– Capa, Planejamento Gráfico e Ilustrações para “Há Margem” – Lume Editora, Porto Alegre, RS
1976
– Pintura – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
– Cenário para “O Jogo da caça ao Pássaro” Teatro de Câmara, Porto Alegre, RS
– Capa para “Danças e Andanças na Tradição Gaúcha” de Barbosa Lessa e Paixão
Cortes – Editora Garatuja
1977
– Pintura – Galeria do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Porto Alegre, RS
– I Salão de Desenho do Rio Grande do Sul – MARGS – 1º Prêmio
– IV Salão Nacional de Artes Plásticas de Goiás – Prêmio de Aquisição em Pintura
– Revistas Cultura Contemporânea e Paralelo PA (POA/RS)
– Ilustrações para “Vício da Palavra” Edições Cooperativas Garnizé, SP
1978
– Realiza a série “Ela” e “Breve História da Infância”
– Projeto Arco Íris, FUNARTE, RS
– Revista Tição (POA/RS) e Jornal Versus (SP)
1979
– Realiza a série “Brinquedo de Armar”
– Figuração Referencial . XI Salão Nacional de Arte – Museu de Arte da Pampulha, BH/MG
– Participa da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira promovida pelo Museu de Arte de São Paulo com três pinturas à óleo da série Brinquedos de Armar concebidas como um tríptico com 116x89cm cada módulo.
– Telões para “A Libertação do Senhor Presidente” de Julio Zanotta Vieira e Grupo “Ói Nóis Aqui
Traveiz” – Teatro de Câmara, Porto Alegre, RS
– Jornal Folha da Manhã, Porto Alegre, RS
1980
– Passa a morar em São Paulo .
– Desenhos – Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP
– Faz a capa e ilustrações em xilogravura para o livro de poesias “O Círculo do Suicida”, de Eduardo San Martin
1980/81
– Realiza as Séries “Retratos falados” e “Encontros numa esquina”
– Trabalha como ilustradora para o semanário “Folhetim” da Folha de São Paulo
1981
– Desenho e Gravura do Rio Grande do Sul – MAC / PR
– Participa de mostra coletiva de desenhos na Galeria Susana Sassoun, São Paulo, SP
– 1º Salão de Arte de Santa Maria, UFSM – 2º Prêmio
– Desenhos – Galeria do Centro Comercial de Porto Alegre, RS
1982
– Realiza a série “Como o nosso amor”
– Jornal Mulherio (SP)
1982 a 1984
– Aulas particulares de pintura (SP)
1983
– Desenhos – Convidada por Lívio Abramo expõe no entro de Estudos Brasileiros – Embaixada do Brasil, Assunção, Paraguai
– Participa da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira promovida pelo Museu de Arte de São Paulo com quatro obras da série “Figuras Noturnas” em óleo sobre tela
– IV Salão Nacional de Artes Plásticas – MAM / RJ
– Em outubro é convidada a participar do Projeto Arte na Rua / Outdoors – MAC / USP
1984
– Pintura – Galeria Tina Presser, Porto Alegre, RS
– Participa do VII Salão Nacional de Artes Plásticas – FUNARTE / RJ com as pinturas “Diálogo tenso”, “Fim de semana” e “Convidados” (óleo sobre tela 100X150cm)
– V Salão Nacional de Artes Plásticas de Goiás – Prêmio Aquisição
– Arte na Rua – Projeto Zero Hora – Porto Alegre, RS
1985
– Realiza a Série “Relatos em câmara lenta”
– Participa da XVIII Bienal Internacional de São Paulo – Núcleo “Expressionismo no Brasil: Heranças e Afinidades” com curadoria de Stella Teixeira de Barros e Ivo Mesquita. Em exposição a pintura “Figura sorridente” e os desenhos “Modelo 19 Série Anotações – Figuras” e “Sem Título, Série Anotações – Figuras”
– Período experimental na Faculdade Santa Marcelina (SP)
1986
– “Auto Retrato Dentro da Jaula” – Retrospectiva – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
“A maior parte do tempo me vejo como alguém em descompasso com o presente alheio. Nem sempre o que me interessa e ocupa é o mesmo que preocupa as pessoas mais próximas no momento. Isto provoca desencontros freqüentes, arestas difíceis de aparar. Mas não sei como me definir deste ou daquele jeito. Ficariam faltando muitos “eus” que não conheço, que ainda não encontrei. Não vejo nada de extraordinário nisto, suponho que aconteça com todos. Para alguns, os obstáculos são maiores ou menores, mais ou menos duradouros; os objetivos, mais ou menos definidos. Não separo a artista da pessoa. Sou toda um mesmo nó – minha escolha é pintar, não saberia como ser de outro modo. Aparentemente fiz e faço muitas outras coisas, na verdade, todas partes de uma só, a pintura.”
– Bienal Latino Americana de Arte sobre Papel – Buenos Aires, Argentina
– Participa da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira promovida pelo Museu de Arte de São Paulo com as obras “Personagem Eva”, ”Retrato do Guerreiro” e “Retrato de David”, pinturas em óleo sobre tela da série “Discussões com Deus”.
1987
– Pintura, Desenho e Escultura – Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre, RS
– Galeria Espaço Capital, Brasília, DF
– Galeria Paulo Figueiredo, São Paulo, SP
– Galeria Van Gogh – Pelotas, RS
– Projeto Co-Nexus – Museum of Contemporary Hispanic Art, Nova York, EUA
– Participa da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira – Arte sobre Papel promovida pelo Museu de Arte de São Paulo com três desenhos a crayon da série “Personagens da Sala de Leitura”
1988
– “A Mão Afro-Brasileira” – MAM / SP
1989
– Curso de desenho, no Centro de Cultura da Universidade Federal de Sergipe, Aracajú, SE.
– Pintura – Galeria da Fundapel – Pelotas, RS
– “Introspectives: Contemporary Art by American and African Descent” Exposição Itinerante pelos Estados Unidos – Curadoria de Alfred Daniel Frederick
– 1º Encontro Latino Americano de Artes Plásticas – Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre, RS
– Projeto Co-Nexus – MAC / SP
– ARTESUL – Museu de Arte do Rio Grande do Sul
– Intercâmbio Tina Zappoli visita Saramenha – RJ
– Passa a morar em Tiradentes, MG endereço
Ontem vi uma foto de Tiradentes na revista Corpo a Corpo, uma vista geral, e fiquei pensando em qual dos morrinhos você moraria. Pois há de ser, certamente, num morrinho, acertei? E morrinhos e morrinhos a perder de vista no horizonte. Inveja. Inveja do bem, saudável, por você ter cortado os laços com o urbano. Cortou? Eu continuo atado. Carta de Caio Fernando de Abreu (10/1/1990)
1990
– Homenagem a Van Gogh – Galeria Van Gogh, Pelotas, RS
– “Em Gerais” Pintura, Desenho e Escultura – Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre, RS
1991
– Pintura – Galeria Firenze – Pelotas, RS
– Pintura – Departamento Cultural da Prefeitura de Rio Grande, RS
1992
– Com Maria Tomaselli – Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre, RS
1993
– Participa da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira promovida pelo Museu de Arte de São Paulo com três obras da série “Na Madrugada Insone” em acrílica sobre tela.
1994
– Passa a residir na Rua Custódio Gomes, 172 em Tiradentes, MG
1995
– Capa para o Caderno Especial de Carnaval – Jornal O Estado de São Paulo
– Ilustrações para a Tese de Doutorado em Semiótica “A Poética da Perversão no
Teatro de Nelson Rodrigues” da professora Maria Valquíria Marques, PUC / SP
-Artista homenageada do 46º Salão de Abril em Fortaleza, CE.
1996
– Ao final de 1996, volta a residir em São Paulo, retoma o trabalho de ilustradora e passa a atuar no Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo.
– Orienta desenho de modelo vivo para artistas na Casa das Artes Plásticas de Piracicaba (SP)
1997
– A partir de 1997 passa a residir no Rio de Janeiro.
– “Permanência” – Galeria Tina Zappoli, Porto Alegre, RS
1998
– Em maio participa do 5º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como convidada do Estudio Dezenove
– Exposição e Curso Básico de Papel Machê – Escola Abaporu (Belo Horizonte)
– “Em Torno do Figurativo” – Galeria do Sesc Copacabana, Rio de Janeiro
– Universidade Federal de Viçosa, MG
– 2º Festival de Inverno de Santa Teresa, Rio de Janeiro
– RS / Arte Erótica – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Curadoria de Renato Rosa, Porto Alegre, RS
– Brazilian Artists from Rio Grande do Sul – Curadoria de Renato Rosa, Embaixada do Brasil, Haia, Holanda
– Figurinos para “O Sapateiro do Rei” – Grupo Entrevista – Centro Cultural Yves Alves, Tiradentes, MG
– Ilustrações para a revista Tempo e Presença, Rio de Janeiro
– Em novembro participa do 6º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como convidada do Estudio Dezenove
1999
– Em maio participa do 7º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como convidada do Estúdio Dezenove
– Volta a residir em Porto Alegre, inicialmente no Hotel Praça da Matriz e após á rua Duque de Caxias 1623/905
– Curso Básico de Papel Machê – Atelier Elizethe Borghetti (P. Alegre)
– Oficina de pintura sobre papel – Atelier Estaggio (Porto Alegre)
– Capa para A Torta de Girassol, de Rosângela Mello – Editora da Universidade, RS
2000
– Oficina de pintura sobre papel – Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre
– Museu de Arte do Rio Grande do Sul
– Atelier Estaggio
– Em junho volta a morar no Rio de Janeiro á rua Eduardo Santos, 51/ 201, Santa Teresa.
– Participa do 10º Arte de Portas Abertas em novembro
2001
– Em junho participa do 11º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove. Junto com Julio Castro e Robson Camilo conhece Abigail Nunes em encontro no Estudio Dezenove, ocasião em que é proposto o primeiro intercâmbio com os Ateliers d´ Artistes de Belleville, Paris, FR.
2002
– Em maio viaja a Paris, sua primeira viagem à Europa, em companhia dos artistas do intercâmbio estabelecido com os Ateliers d´Artistes de Belleville. Rua Romain Rolland 93/260 Belleville, Paris.
– Em julho participa do 12º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove.
2003
– Projeto Jovens Aprendizes – Santa Teresa, Rio de Janeiro
– Envia um trabalho em papel para o “Portas Abertas de Belleville que é vendido a um colecionador americano.
– Em outubro participa do 13º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove
– Em novembro participa do Projeto Vitrine Efêmera, Estudio Dezenove
2004
– Realiza a exposição individual “Trabalho Manual” com pinturas no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, como artista convidada durante o 14º Arte de Portas Abertas, Rio de Janeiro, RJ, com apresentação de Denise Mattar.
– Participa da coletiva de autorretratos “A Chave Mestra mostra a sua cara” no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Santa Teresa, RJ
2005
– Em janeiro passa a residir em São Paulo à Rua Paim 402 , região central da cidade
– Participa da mostra coletiva “Zona Oculta” – CEDIM – RJ, com uma pintura sobre papel da série Alfabeto.
“A série ALFABETO é fruto da necessidade de obter uma sensação de movimento na superfície da tela usando apenas uma forma repetida diversas vezes. A figura escolhida foi a que me surgiu como a mais passível de mostrar vários comportamentos sem perder a identidade. Por ser uma forma extremamente maleável sugere um conjunto de símbolos, possíveis fundadores de uma escrita; uma leitura a mais para um objeto já pleno de conotações.”
– Em julho ministra oficina de papel machê em ciclo de oficinas coordenadas por Julio Castro para o Festival de Inverno do SESC – Nova Friburgo, RJ
– Em novembro inaugura mostra individual na galeria Garagem de Arte, Porto Alegre.
2006
– Passa a residir à Rua dos Motoqueiros 4, Praia do Peró, Cabo Frio – Rio de Janeiro, RJ
– Em julho participa do 16º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove
-Pintura – Garagem de Arte – Porto Alegre, RS
– Capa para o livro “Escoliose – um estudo tridimensional”, de René Pedriole-Summus
– Em dezembro passa a residir no Rio de Janeiro. Rua Silvio Romero, 20 entre a Lapa e Santa Teresa
2007
– Em julho participa do 17º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove
– Coletiva Portas Abertas em Trânsito – SESC/Rio – Unidade Nova Friburgo – RJ
– A Gaveta do Artista – Galeria Mauá-RJ
– Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul – 10 anos MARGS- Porto Alegre.
2008
– Em maio viaja a Paris para participar do Intercâmbio com os Ateliers d’Artistes de Belleville
– Em julho participa do 18º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, como artista integrante do Estudio Dezenove
– Oficina de desenho – Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, RS
– Pinturas – Sala da Fonte – Curadoria de Renato Rosa no Paço Municipal – Porto Alegre, RS
– Faz consultoria para o curta metragem “Virgínia” ,13 min de Sabrina Bitencourt e Gustavo Rademacher
2009
– Em julho participa do 19º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, em coletiva montada pelo Estudio Dezenove
2010
– Em setembro participa do 20º Arte de Portas Abertas, Circuito de Ateliers, Santa Teresa, RJ, em coletiva montada no centro Cultural Laurinda Santos Lobo
– Em novembro inaugura Exposição na Casa da Gravura com Pinturas, Desenhos e Recortes, Porto Alegre, RS
“Estar no palco me trouxe uma nova maneira de perceber o espaço que passou a fazer parte do espaço na pintura.”
Em entrevista a Michele Rolim. Jornal do Comércio, Porto Alegre, RS
2011
– Participa da coletiva “Fábrica de Fábulas” – curadoria de Osvaldo Carvalho, SESC Ramos, Rio de Janeiro, RJ
– Tem duas obras adquiridas para a Coleção Inicial do Acervo do Museu Nacional da Cultura Afro- Brasileira, Museu Nacional, Brasília, DF.
– O Museu Sensível: uma Visão da Obra de Artistas Mulheres na Coleção do MARGS, Porto Alegre, RS
– Em fins de setembro viaja para Bruxelas, Bélgica, realiza a exposição individual My Baby Just Cares for Me para o Museu Imaginário, no âmbito do evento Europalia Brasil.
2012
– Realiza em julho “PROCURA-SE”, sua última mostra Individual – Estudio Dezenove, RJ
– É montada “O Triunfo do Contemporâneo” 20 Anos do MAC/RS – Santander Cultural, mostra do acervo, Porto Alegre, RS
– Em outubro participa da mostra coletiva “Da miudeza ao desenho espacial” com curadoria de Renato Rosa – Paço dos Açorianos, Sala da Fonte, Centro Histórico de Porto Alegre, RS
– Em novembro realiza a mostra Experiência Múltipla, com Julio Castro – Casa da Gravura, Porto Alegre, RS
– Morre em 21 de dezembro de parada cardíaca no Rio de Janeiro.
2013
– Cromomuseu-pós pictorialismo no Contexto Museológico – MARGS, Porto Alegre onde são exibidas duas pinturas de sua autoria.
– Com iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, RS, é montada a mostra homenagem “A Solidão do Corpo” com curadoria de Renato Rosa. Foi lançado catálogo – com 100 páginas – no qual encontra-se documentada toda a mostra e textos assinados por Jacob Klintowitz, Denise Mattar, Ivo Bender, Luiz de Miranda, André Seffrin, Eduardo Vieira da Cunha, Teresa Poester, João Carlos Tibursky, Julio Castro e Renato Rosa.

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