Biografia

Martin Konopacki (1891 – 1946)

Filho mais velho de pais dinamarqueses(o pai era de ascendência polonesa), Martin Konopacki nasceu em 1891, na cidade alemã de LIEGNITZ, hoje Legnica, território polonês.

Sua mãe casou-se com um banqueiro alemão de origem polonesa e que havia conseguidos muitos postos na Alemanha.

Quando ele morre em 1905, Karoline, sua mãe, se estabelece com a família em Flensburg, norte da Alemanha.

Mas as saudades da Dinamarca e de sua casa de infância a levaram a comprar uma pequena casa em Slettestrand em 1913.

Após a Primeira Guerra Mundial ele construiu uma casa com um estúdio num cantão dos extensos terrenos da família, e ali ele pintou muitos de suas grandes telas com motivos de dunas e pomares de Jammerbugtens, na planície do vale (Jammerbugt é um município da Dinamarca, localizado na região da Jutlândia do Norte).

Como ele manteve a cidadania alemã, mesmo que nunca tivesse defendido a causa alemã, a sua casa e seus bens foram confiscados e vendidos em 1945, fazendo com que Martin empreendesse sua última viagem à América do Sul, onde morreu em Bogotá em 1946.

Martin estudou na Academia de Belas Artes de Munique e viajou o mundo como pintor. Suas obras foram exibidas nas mais conhecidas galerias na Europa e cidades da America do Norte e do Sul, sendo incorporado nas principais coleções de arte ao redor do mundo.

Seus trabalhos são exibidos repetidamente no Museu de Arte Charlottenborg em Copenhagen, Dinamarca.

http://guion.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Foto-em-PB-provavelmente-tirada-no-final-dos-anos-20-mostra-o-pintor-MARTIN-KONOPACKI-com-NIELS-ALSTED-à-esquerda..jpg

Foto em P&B, provavelmente tirada no final dos anos 20, mostra o pintor MARTIN KONOPACKI com NIELS ALSTED (à esquerda).

Mesmo sendo bastante diferentes, Niels, um velho pescador e Martin um artista internacional, ambos eram muito amigos. Niels foi retratado pelo artista. Foi Martin que um dia encontrou o seu amigo morto no estábulo, e com lágrimas correndo pelo rosto, levou-o para a casa da sua esposa. Esta história foi contada ao dinamarquês JESPER KINCH ANDERSEN pela neta do pintor.

Jesper, que é Gerente-Geral de Desenvolvimento de Produto na Ericsson Dinamarca e que possui um blog sobre a vila de pescadores e suas reminiscências, gentilmente acedeu ao nosso pedido e nos forneceu algumas informações sobre o pintor.

Martin-Konopacki---Alsted-1

Paisagem - óleo sobre madeira - 1924 - 48 x 39 cm

Paisagem – óleo sobre madeira – 1924 – 48 x 39 cm

Seu nome:

Telefone celular com DDD. Exemplo: (51) 9988-7766

E-mail:

Link da obra publicada no site:

Mensagem: