Biografia

Nasceu em 1931 em Kobe no Japão.

CRONOLOGIA
1938 – Começa a freqüentar a escola de primeiro grau;
1939 – Tsunejiro, seu pai, é obrigado a cerrar seu estabelecimento por falta de mercadorias, reflexo da depressão causada pela guerra;
1941 – Aulas de pintura na escola de primeiro grau; por ordem do Governo Militar, apenas temas bélicos podem ser desenhados;
1942 – Falece seu pai;
1944 – Muda-se para a província de Shiga; entra para a Escola Técnica de HiKone;
1945 – Retorna temporariamente a Kobe, onde, vitimas de ataque aéreo pelos EUA, perde velhos amigos, alem de mais da metade dos imóveis que possuía;
1946 – Começa a técnica de pintura a óleo;
1947 – Primeiro Premio na Exposição da Artes Estudantis de Hikone;
1948 – Após graduação no Colégio de Hikone, regressa a Kobe, onde estuda desenho e se prepara para o vestibular para a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Belas Artes de Tóquio;
1949 – As visitas ao ateliê “Bi-Sem-Do”, em Kobe, permitem-lhe travar amizade com outros artistas, como Sadamassa Motonaga;
1950 – A obra Viaduto é premiada no salão Niki; resolve então dedicar-se a pintura, e abandona a arquitetura;
1951 – Mulher Deitada é incluída no Salão Niki; torna-se membro do Grupo Babel, composto por Rokuichi, Kaibara, Ko Nishimura, Masaru Nakanishi e outros;
1952 – Na Exposição da Província de Hyogo, Homem Segurando Guarda Chuva e Mulher Cruzando os Braços ganham os primeiros prêmios. Monta seu próprio ateliê em Yshiyagawa, Kobe;
1953 – Participa do Grupo Seiki, liderado por Hiroshi Sekine, Hiroshe Teshigawara e outros; publica seu álbum de pinturas epoesia; conhece Rey Kamoi, que seria seu amigo de toda vida;
1954 – Colaborador do jornal Shinko Shimbum, de Kobe, desenha também ilustrações para um seriado no jornal All Sports;
1955 – Trabalho no departamento de Literatura do Shinko Shimbum, de Kobe. Um incêndio com origem no prédio visinho causa perda total de seu ateliê;
1956 – Exposição conjunta com Rey Camoi na Galeria Saegusa, em Tóquio, e na Galeria Hankyu, em Osaka. Reconstrói o ateliê;
1957 – Forma o Grupo Delta, com Sada Kanki, Aine Kinashi e outros; Tenta expor em Tóquio e Osaka;
1959 – Kazuko e Rey Camoi exilam-se na França;
1960 – Exposição de novos Artistas de Vanguarda, a convite do Kobe Shimbum. Expõe, convidado pela Exposição da Província de Hyogo, a obra Forma dentro do Preto. Em novembro, casa-se com Hikari Sakamoto. Sai do Shinko Shimbum;
1961 – Exposição individual na Galeria Daimaru, Kobe. Imigra para o Brasil, chegando a Santos em julho, a bordo do navio América Maru. Procura Manabu Mabe e Tomie Ohtake, com carta de apresentação do artista japonês Waichi Tsudaka;
1962 – Realiza sua primeira exposição no Brasil, no Salão do Paraná, em Curitiba;
1963 – Exposições coletivas no Salão Paulista de Arte Moderna, SP, no Salão Seibi, SP, quando recebe a grande medalha de ouro, e no Salão Nacional de Arte Moderna, recebendo o premio Isenção de Júri. Assina o contrato de aquisição exclusiva com Joaquim A. Tenreiro, coordenado por Manabi Mabe e realiza uma exposição individual na Galeria Tenreiro, RJ. Participa da VI Bienal de São Paulo;
1964 – Coletivas no Grupo Seibi, SP no MAM do Rio de Janeiro, no Salão Paulista de Arte Moderna, SP. Nasce seu primogênito Ryo;
1965 – Varias realizações: VII Bienal de São Paulo, Nippo Brazilian, Painting Today, Washington, Oakland e Tókio, Brazilian Painting Today (Coleção Rockfeller), NY. Viagem recreativa a Los Andes, com exposição em La Paz e Lima, sob o titulo de “Artistas Nipo-Brasileiros”, acompanhado de Mabe, Fukushima, Kamoi e Tanaka. Individual na Galeria Solarium, SP;
1966 – Participa das coletivas na Brazilian Artists, na Amel Gallery, NY; Artistas Nipo-Brasileiros, no MAC, SP; no 1 salão de Abril, no MAM, RJ; recebe 1 Premio de óleo individual na Galeria Quirino, Salvador. Nasce Kan, seu segundo filho;
1967 – Participa da VIII Bienal de São Paulo, onde recebe o premio de Aquisição do Itamaraty. Coletiva: Pinturas das Américas e Espanha, Monágua; Salão de Arte Contemporânea de Belo Horizonte, BH, onde recebe o premio aquisição, com Di Preti e Mabe na Galeria Cosme Velho, SP. Falece sua mãe, Yone;
1968 – Coletiva Três Aspectos da Arte Contemporânea Brasileira em Caracas e outras capitais da América Latina. Individual na Galeria Astréia, SP. Naturaliza-se Brasileiro;
1969 – Individuais no Museu de Arte Contemporânea da América Latina (ex-Pan American Union Gallery), Washington, e na Galeria Cosme Velho, SP. Exposições Panorama da Arte Atual Brasileira no MAM, SP, e Artistas Nipo-Brasileiros, em Copenhague, Oslo e Estocolmo. Coletiva com Mabe, Tomie Otake e Fukushima em Porto Alegre. Coletiva com Mabe e Fukushima na Galeria Copacabana Palace, RJ. Nasce Nami, sua filha;
1970 – Exposições Oito Artistas do Grupo Seibi no MAM, RJ, Panorama da Arte Atual Brasileira, em Porto Alegre. Coletiva com Ianelli, Mabe e Fukushima na Galeria Astréia, SP, e outra no Brasilian American Cultural Brasil-Estados Unidos, Santos, e na Galeria Bonino, RJ;
1971 – Coletiva pelo Japan Art Festival no MAM, RJ. Individuais nas Galerias Ipanema e Galeria Astréia, SP;
1973 – Exposição Panorama de Arte Brasileira no MAM, SP, e individual na Galeria Ipanema, RJ;
1974 – Individual na Galeria Oscar Seraphico, Brasília. Sofre crise de hérnia de disco que o deixa com dificuldade de locomoção por cerca de três anos;
1975 – Individual na Galeria Ipanema, RJ;
1976 – Individuais nas Galerias Daimaru e Kobe e na Embaixada do Brasil em Tóquio;
1977 – Individuais nas Galerias Ipanema, RJ e na Oscar Seraphico, Brasília;
1978 – Participação na imigração 70, Mostra de Artes Plásticas, em SP, bem com em Três Gerações de Artistas Nipo-Brasileiros, na Galeria Globo, SP Individual na Galeria Ipanema, SP;
1979 – Individual na Galeria Ipanema, RJ;
1980 – Galeria Documenta, SP, e exposição com Hisao Oharana. Galeria Seraphico, Brasília;
1981 – Participação na Arte Latino-Americana Contemporânea y Japón, no MNA, Osaka. Expõe com Hisao Ohara na Galeria Ipanema, RJ;
1982 – Exposição The Art of Brazil, Chicago;
1983 – Participa da Exposição de Belas Artes Brasil – Japão, em Tóquio, Kioto, Atami, Rio de Janeiro e São Paulo. Individual na Kourus Art Gallery, NY, e na Realidade Galeria de Arte, RJ. Coletiva com F. Krajcberb, Mabe, Ademir Martins e M. Grassmann;
1984 – Participação na Tradição e Ruptura, no Pavilhão Bienal, SP, e na Feira de Artes de Estocolmo;
1985 – Exposição coletiva Os Grandes Mestres do Abstracionismo Brasileiro, em Buenos Aires e capitais européias, além de Washington, Nova York e São Paulo (84/85); 100 Obras Itaú, no MASP; Seis Décadas de Arte Moderna, coleção Roberto Marinho, RJ; Three Brazilian Artists, Ottawa; Gravuras do Brasil, Assunção; Belas Artes Brasil – Japão, Tóquio, Kioto e Atami; Pintura Brasileira Atuante, Rio de Janeiro e Brasília;
1986 – Participa das exposições Antes e Agora Oito Pintores de São Paulo, SP e Gravuras e desenhos Brasileiros, Belgrado. FIAC ( Feira Internacional de Arte Contemporânea ), Paris;
1987 – Coletiva na FIAC, Paris; Paulistas em Brasília, no MAB, Brasília; Ao Colecionador, no MAM, RJ;
1988 – Participação na FIAC, Paris; na 15 Anos de Belas-Artes Brasil – Japão, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; Herança do Japão – Aspectos das Artes Visuais Nipo – Brasileiras, Museu de Arte Brasileira, SP;
1989 – Coletiva na SAGA/89, Paris; na FIAC, Paris; Rio – Paris 20 Artists of Latin América, no Space Latino – Americain, Paris; Seis Décadas de Arte Moderna Brasileira, na FCGCAM, Lisboa; Individual na Galeria Santica, em Kobe;
1990 – Coletiva, Grupo Latin América, na Ergane Gallery, NY. Individual na Galeria Novo Tempo, Belo Horizonte;
1991 – Exposição com Fukushima na Galeria Visual, Brasília;
1992 – Exposição Brazilian Art, Paço das Artes de São Paulo; Cinco Pintores Sul-Americanos, Ergane Gallery, Nova Iorque; Lançamento do Livro “Wakabayashi”;

Seu nome:

Telefone celular com DDD. Exemplo: (51) 9988-7766

E-mail:

Link da obra publicada no site:

Mensagem: