THE GIRL KING | FINLÂNDIA-ALEMANHA-CANADÁ-SUÉCIA–FRANÇA | 2015 | 106 MIN | DRAMA

14h – 18h50

De 2/3 (quinta-feira) até 8/3 (quarta-feira)

Direção: MIKA KAURISMÄKI
Roteiro: MICHEL MARC BOUCHARD

Elenco:
MALIN BUSKA, SARAH GADON, MICHAEL NYQVIST

Apresentação

DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DA 40º EDIÇÃO DA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO.

O cineasta finlandês MIKA KAURISMÄKI é o irmão mais velho do também cineasta AKI KAURISMÄKI e é um apaixonado pelo Brasil, onde vive desde 1992. Já realizou vários filmes de temática brasileira, incluindo AMAZON, TIGRERO, SAMBÓLICO, RYTMI e MORO NO BRASIL. Seu filme BRASILEIRINHO é um documentário musical 2005 sobre música choro tradicional brasileira.

Também é casado com a baiana CENIRA DIAS KAURISMÄKI e pai de uma menina de 4 anos e um garoto de 7, ambos brasileiros. Ele apresenta o drama histórico ‘A JOVEM RAINHA’, uma superprodução de Mika Kaurismäki sobre a história da monarca sueca Cristina, que o diretor considera um ícone do feminismo e umas das figuras mais influentes na política europeia do século XVII.

A jovem Cristina, dotada de grande inteligência e cultura, é coroada Rainha aos seis anos de idade e empurrada para um labirinto de poder e tradição. Colocando ao fim a Guerra dos 30 Anos (conflito entre católicos e protestantes e a transição do feudalismo para a Idade Moderna.)

Premiação

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE MONTREAL – PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ E PÚBLICO

Sinopse

Durante o século 17, a rainha Cristina está determinada a modernizar a Suécia. Criada como um príncipe sob rigorosa educação luterana, a rainha enfrenta grande resistência tanto em sua missão modernizadora como em acabar com a sangrenta Guerra dos Trinta Anos, entre protestantes e católicos. Em meio a isso, ela se esforça para entender o amor que sente por sua dama de companhia, a condessa Ebba Sparre. Dividida entre conflitos de aspirações políticas e pessoais, Cristina opta por tomar uma das decisões mais controversas da história.

Trailer