L’ATELIER | 2017 | DRAMA | 114MIN

ESTREIA
Guion Center 3
15h – 18h45

De 16/11 (quinta-feira) até 22/11 (quarta-feira)

Direção:
LAURENT CANTET

Roteiro:
LAURENT CANTET & ROBIN CAMPILLO

Elenco:
MARINA FOÏS/ MATTHIEU LUCCI/ FLORIAN BEAUJEAN/ MAMADOU DOUMBIA/ MÉLISSA GUILBERT/ WARDA RAMMACH/ JULIEN SOUVE/ ISSAM TALBI

Apresentação

A TRAMA/ L’Atelier, escrito e dirigido pelo francês Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2008, com o sucesso no Guion que foi ENTRE OS MUROS DA ESCOLA é mais uma estreia neste 16 de novembro. é um filme de drama francês de 2017 dirigido e escrito por Laurent Cantet.

Protagonizado por Marina Foïs, estreou no Festival de Cannes 2017, no qual competiu para Un certain regard. O filme de encerramento da edição 2017 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo conta a história de um grupo de escritores selecionados para desenvolver um thriller ao lado da renomada autora Olivia (Marina Foïs). Durante o processo, um dos jovens da turma, Antoine (Matthieu Lucci), revisitará assuntos esquecidos e antigos da cidade, despertando uma série de conflitos.

Em 99, uma oficina de escrita aconteceu em La Ciotat, onde o estaleiro naval havia fechado dez anos antes. Dez jovens escritores escreveram uma história que os ajudou a se reconectarem com o passado glorioso da classe trabalhadora. Dois anos atrás, eu quis explorar a relação entre os jovens de hoje e uma história que parecia distante e remota para eles, mas também, para examinar questões ainda maiores, como a visão de um mundo violento, onde eles têm que esculpir um nicho para si. Como meus trabalhos anteriores, o filme propõe uma reflexão sobra a complexidade do mundo – explicou Cantet, em entrevista em Cannes.

Crítica

“Um retrato surpreendentemente autêntico da juventude francesa com suas questões de classe, raça e de ocupação.” (SCREENDAILY.COM)

Exibido na mostra Un Certain Regard da última edição do Festival de Cannes, o filme foi elogiado pela crítica:
“O que ‘A TRAMA” faz de melhor é o mesmo que fez ‘ENTRE OS MUROS DA ESCOLA’: é um filme que demonstra que o debate, a troca de ideias, pode ser tão eletrizante quanto uma cena de ação em evolução”, opinou a crítica do jornal The Guardian, Wendy Ide.

Sinopse

É verão em La Ciotat, na França. Antoine (Matthieu Lucci) aceita participar de uma integradora oficina de escrita, onde alguns jovens deverão desenvolver um romance policial sob a tutoria de Olivia Dejazet (Marina Foïs), famosa romancista. Agressivo e provocador, ele apresenta um polêmico texto e logo passa a ser odiado pelo diverso grupo, ao mesmo tempo em que é apoiado pela intrigada professora.

Trailer