ZJEDNOCZONE STANY MILOSCI | UNITED STATES OF LOVE |  2016 | POLÔNIA-SUÉCIA | 104 MIN | DRAMA

14h20

De 19/1 (quinta-feira) até 25/1 (quarta-feira)

Direção e Roteiro: TOMASZ WASILEWSKI

Elenco:
JULIA KIJOWSKA, MAGDALENA CIELECKA,
DOROTA KOLAK, MARTA NIERADKIEWICZ,
ANDRZEJ CHYRA, ŁUKASZ SIMLAT, TOMEK TYNDYK

Apresentação

A voz mais interessante na cena do jovem cinema polonês. Apesar de ter feito apenas dois longas-metragens, TOMASZ WASILEWSKI já é considerado um representante promissor do cinema de autor europeu.

Caracterizado por um estilo minimalista, se ele tem que escolher entre palavra e imagem, ele escolhe esta última e muitas vezes decide fazer uso muito limitado de diálogos. Seus filmes são construídos a partir de retratos psicológicos criados com precisão e sensibilidade.

O filme é parcialmente inspirado nas próprias memórias de infância de Wasilewski, que recebeu o Urso de Prata de Melhor Roteiro na 66ª Berlinale que teve um Júri liderado por Meryl Streep.

A co-produção polonesa-sueca foi elogiada pelos críticos por um incrível conjunto de papéis, tanto masculinos como femininos, por JULIA KIJOWSKA, MAGDALENA CIELECKA, DOROTA KOLAK, MARTA NIERADKIEWICZ, TOMASZ TYNDYK, ANDRZEJ CHYRA e ŁUKASZ SIMLAT. Amplamente reconhecida é também fotografia de Oleg Mutu, um cineasta romeno, que realizou filmes como 4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS dirigido por Christian Mungiu e NO NEVOEIRO dirigido por Sergei Loznitsa..

Premiação

FESTIVAL DE BERLIM 2016
URSO DE PRATA – MELHOR ROTEIRO
FESTIVAL DO FILME POLONÊS
MELHOR DIRETOR, FIGURINO, ATRIZ COADJUVANTE E ATOR COADJUVANTE
PRÊMIO DO CINEMA EUROPEU – MELHOR ROTEIRISTA
5º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BRASÍLIA – BIFF
PRÊMIO JOSÉ CARLOS AVELLAR – MELHOR FILME
POLITYKA PASSPORT AWARD FOR FILM

Imprensa

“O espectador torna-se um participante ativo no desenrolar desta narrativa que está sempre revelando inesperadas nuances e conexões.” – Screen Daily

“United States of Love é claramente um trabalho confiante de um jovem cineasta maduro com uma voz forte e uma percepção visual aguçada.” – The Hollywood Reporter

Sinopse

Polônia, 1990. O país vive uma onda eufórica de liberdade e futuro incerto com o esfacelamento do bloco soviético. Quatro mulheres aparentemente infelizes decidem que é hora de mudar suas vidas, lutar por felicidade e realizar os seus desejos.

Trailer