I, DANIEL BLAKE | 2016 | REINO UNIDO/FRANÇA/BÉLGICA | 97 MIN | 12 ANOS | DRAMA

14h45

De 2/2 (quinta-feira) até 8/2 (quarta-feira)

Direção: KEN LOACH
Roteiro: PAUL LAVERTY

Elenco:
DAVE JOHNS (Daniel)/ HAYLEY SQUIRES (Katie)/ SHARON PERCY (Sheila) BRIANA SHANN (Daisy)/ DYLAN MCKIERNAN (Dylan)

Apresentação

Longa que apresenta um retrato crítico sobre o sistema de bem-estar social inglês “EU, DANIEL BLAKE“, filme do prestigiado diretor britânico Ken Loach foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes/ 2016.

Com a maioria dos filmes exibidos pelo Guion, Loach é o autor de “JIMMY’S HALL”, “A PARTE DOS ANJOS“,“À PROCURA DE ERIC“, “VENTOS DA LIBERDADE“, “FELIZES DEZESSEIS“, “PÃO E ROSAS“, “MEU NOME É JOE“, “TERRA E LIBERDADE“, “CHUVA DE PEDRAS“ e “A LÁGRIMA SECRETA“.

Essa é a 14ª parceria do aclamado roteirista Paul Laverty com Loach. Os dois já trabalharam juntos em ‘Jimmy’s Hall’, ‘A Parte dos Anjos’, ‘Rota Irlandesa’, ‘À Procura de Eric’, ‘It’s a Free World…’, ‘Ventos da Liberdade’, ‘Tickets’, ‘Ae Fond Kiss…’, ’11 de Setembro’, ‘Felizes Dezesseis’, ‘Pão e Rosas’, ‘Meu Nome é Joe’ e ‘Uma Canção para Carla’.

O elenco ainda conta com Mark Burns, Natalie Ann Jamieson, Colin Coombs, Harriet Ghost, Bryn Jones, Viktoria Kay, Mick Laffey, Micky McGregor, Dylan McKiernan, Julie Nicholson, John Sumner, Sharon Percy e Briana Shann.

Premiação

FESTIVAL DE CANNES – PALMA DE OURO

Sinopse

Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (DAVE JOHNS), um carpinteiro de meia-idade, busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (HAYLEY SQUIRES), uma mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade para escapar de viver numa residência para sem-abrigos em Londres. Sem condições financeiras para se manter, a única hipótese de Katie foi a de aceitar um apartamento numa cidade que ela desconhece, a 300 milhas de distância. Daniel e Katie encontram-se na terra de ninguém, apanhados pela burocracia da Segurança Social…

Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

Trailer