I AM NOT YOUR NEGRO | 2016 | EUA-FRANÇA-BÉLGICA-SUÍÇA | 93 MIN

PRÉ-ESTREIA
Domingo, 12/2 – 21h

Direção: RAOUL PECK
Roteiro: RAOUL PECK, JAMES BALDWIN

Apresentação

O filme, dirigido por Raoul Peck, é uma continuidade das investigações do escritor James Baldwin acerca do papel das questões raciais nos Estados Unidos. No entanto, Baldwin foi vítima de um câncer de estômago antes de conseguir finalizar seu livro, “Remember This House”, uma coletânea de memórias do autor sobre as trajetórias de líderes dos movimentos dos direitos civis estadunidenses como Martin Luther King Jr, Malcolm X e Medgar Evers. Por intermédio do agente literário de Baldwin, que exigiu que seu livro fosse terminado, o manuscrito foi destinado a Peck, que finalizou a obra em forma de filme.

Premiação

Aclamado pela crítica internacional, Eu Não Sou Seu Negro concorre à estatueta de Melhor Documentário em uma disputa acirrada, uma vez que A 13ª Emenda (Ava DuVernay), O.J.: Made in America (Ezra Edelman), Fogo no Mar (Gianfranco Rosi) e Vida, Animada (Roger Ross Williams) também estão no páreo. Os vencedores do Oscar serão anunciados no dia 26 de fevereiro, na noite da premiação.

– Indicado ao Oscar 2017 – Melhor Documentário
– Melhor Documentário – Festival de Toronto – Prêmio do Público
– Melhor Documentário – Hamptons International Film Festival – Prêmio do Público
– Melhor Documentário – Chicago International Film Festival – Prêmio do Público
– Melhor Documentário – Los Angeles Film Critics Association
– Melhor Documentário – Público e Júri – Philadelphia Film Festival 2016
– Melhor Roteiro – IDA Creative Recognition Award 2016
– Melhor Documentário – The San Francisco Film Critics Circle Awards 2016
– Seleção Oficial – New York Film Festival

Imprensa

“O que torna Eu Não Sou Seu Negro uma experiência cinematográfica fascinante, inteligente, profunda e questionadora, vai muito além das palavras.” – Los Angeles Times

“Um filme estimulante e feroz, repleto de uma consciência história que se repete.”
Time Out New York

“Um dos melhores filmes sobre direitos civis” – The Guardian

“Um dos melhores documentários do ano. Pulsa com raiva e anseia por compaixão, é um estudo do passado e do presente da America, num ciclo em que o pano de fundo mudou, mas os detalhes permaneceram os mesmos.” – The Filme Stage

“Um filme raro” – Variety

“Um dos melhores filmes que você provavelmente verá esse ano” – The New York Times

Sinopse

Narrado por Samuel L. Jackson, o documentário mistura o livro inacabado de James Baldwin, “Remember This House”, que relata as vidas e assassinatos dos lideres ativistas Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr, com um rico arquivo de imagens dos movimentos Direitos Civis e Black Power, conectando essas lutas históricas por justiça e igualdade com os movimentos atuais que ainda clamam os mesmos direitos.

Trailer