FATIMA | 2016 | FRANÇA | 79 MIN | DRAMA | 10 ANOS

ESTREIA NACIONAL
14h15 – 17h50 – 19h15

De 16/3 (quinta-feira) até 22/3 (quarta-feira)

Direção e Roteiro: PHILIPPE FAUCON

Elenco:
SORIA ZEROUAL, ZITA HANROT, KENZA NOAH AÏCHE

Apresentação

O cineasta PHILIPPE FAUCON, nascido no Marrocos realizou este filme com atrizes não profissionais e que estreavam no cinema. ZITA HANROT, nascida em Marselha, CÉSAR de MELHOR ATRIZ REVELAÇÃO se consagra como a primeira mulher negra a inscrever o seu nome nas premiações do CÉSAR, fato que foi saudado pelo CONSEIL REPRÉSENTATIF DES ASSOCIATIONS NOIRES DE FRANCE (Cran). Faucon adaptou livremente seu roteiro a partir de um diário e de poemas recolhidos do livro PRIÈRE À LA LUNE, de Fatima Elayoubi, imigrante que chegou a França sem saber ler nem escrever, que foi autodidata da sua superação. No filme ela é interpretada por SORIA ZEROUAL, uma empregada doméstica argelina, residente em Lyon e que tem no filme o papel principal. Por sua interpretação foi INDICADA AO CÉSAR DE MELHOR ATRIZ.

Premiação

PRÊMIO CÉSAR
Melhor Filme do Ano, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Revelação para Zita Hanrot.

Crítica

“Este retrato aconchegante e perspicaz de uma mãe imigrante marroquina e suas duas filhas foi um destaque surpreendente do Festival de Cannes” – Variety

Sinopse

Fatima nasceu na Argélia, trabalha como doméstica e cria sozinha as duas filhas na França: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, ela cai de uma escada e fica debilitada.

Enquanto se recupera, ela escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer às filhas em francês.

Trailer