Estreia em Porto Alegre documentário sobre Jaime Lerner, dirigido por cineasta que o acompanha há três décadas.

“Jaime Lerner – Uma História de Sonhos” estreia no dia 29.09, com sessão aberta ao público seguida de bate-papo com Lerner e a jornalista Eleone Prestes.

Ingressos antecipados já estão à venda na bilheteria do cinema:

JAIME LERNER – UMA HISTÓRIA DE SONHOS
Direção: CARLOS DEIRÓ
Brasil, 2015, cor, 85 min, classificação livre
Distribuição: Pandora Filmes
Lançamento: 29/09 – QUINTA-FEIRA
Local: Guion Center (Rua Gen. Lima e Silva, 776 – Centro Histórico)
Horário: às 19h30

Apresentação

O documentário “Jaime Lerner – Uma história de Sonhos”, de Carlos Deiró, chega a Porto Alegre na próxima quinta-feira (29.09), no Guion Center. Distribuído pela Pandora Filmes, a produção foca a trajetória do arquiteto e urbanista e um pouco da intimidade do personagem sob o olhar íntimo do amigo cineasta, que o acompanha há 30 anos.

Após a sessão de estreia, às 19h30, Jaime Lerner conversa com o público em debate mediado por Eleone Prestes, jornalista especializada em design e arquitetura, editora do caderno Casa&Cia, do jornal Zero Hora. A sessão será aberta ao público.

Lerner é o urbanista brasileiro mais respeitado no mundo. Aos 78 anos, segue ativo em projetos de soluções para cidades. Atualmente, comanda o projeto da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi chamado por Mauricio Macri, presidente da Argentina, para palpitar sobre o plano dos hermanos, estreou na criação de mobiliário, com a namoradeira ‘Duo’ e ainda lançou uma startup de troca de soluções urbanísticas batizada de ‘Cloud Cidades’.

Em 1990, recebeu o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, conferido pela United Nations Environment Programme (UNEP), em Nova York. Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).  No documentário, é elogiado por Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

Trinta anos da trajetória de Lerner foram acompanhados de perto pelo cineasta Carlos Deiró, que mantém há anos em Curitiba uma produtora focada em publicidade e na criação de conteúdos audiovisuais institucionais. Deiró é um dos amigos mais próximos de Lerner e, por isso, captou nas últimas três décadas registros de diferentes fases da vida do urbanista. “Acompanho a trajetória dele há muitos anos, registrei quase todas as inovações propostas por ele como soluções para as cidades”, afirma.

“No documentário busco mostrar a simplicidade de um homem que propôs soluções igualmente simples para as cidades e conseguiu implementá-las. Lerner tem um olhar atento para o ser humano, por isso as ideias propostas por ele tornam-se reais e engajam a população”, completa.

Criador de soluções simples, Lerner é autor de frases como: “Quem cria nasce todo dia”, “A solução da mobilidade e integrar trabalho e moradia” e “Sustentabilidade é uma equação sobre o que você poupa e desperdiça”.

SIMPLICIDADE – Como ensinar e engajar a população na coleta seletiva de lixo? Como manter a manutenção da área verde de dezenas de parques com custo baixo? Para demandas como essas, Lerner implementou ações geniais que, junto com projetos urbanísticos mais complexos (como as famosas estações tubo), alçaram Curitiba ao posto de cidade modelo do mundo.

Curiosamente, Lerner é mais reconhecido no exterior do que no próprio país onde as soluções foram postas em prática.

A simplicidade do urbanista chamou a atenção até do cineasta Francis Ford Coppola, que visitou Curitiba para ver de perto o efeito do entorno na vida dos moradores. “Se uma cidade é boa para as pessoas, então as pessoas seriam boas umas com as outras?”, questiona Coppola, encantado com as soluções incomuns e eficientes do arquiteto.