LOU ANDREAS SALOMÉ | 2016 | ALEMANHA-ÁUSTRIA | 113 MIN | BIOGRAFIA-DRAMA-ROMANCE | 16 ANOS | ALEMÃO C/ LEGENDAS EM PORTUGUÊS

Guion Center 1 - 15h – 17h10 – 19h15 – 21h15

De 18/01 (quinta-feira) até 24/01 (quarta-feira)

Diretor:
CORDULA KABLITZ-POST

Roteiro:
CORDULA KABLITZ-POST & SUSANNE HERTEL

Elenco:
KATHARINA LORENZ/ NICOLE HEESTERS/ LIV LISA FRIES/ JULIUS FELDMEIER/ MERAB NINIDZE/ ALEXANDER SCHEER/ KATHARINA SCHÜTTLER/ MATTHIAS LIER/ PHILIPP HAUSS/ PETER SIMONISCHEK

Apresentação

A cineasta alemã CORDULA KABLITZ-POST nos oferece a rara possibilidade de conhecer a vida e voz de LOU ANDREAS-SALOMÉ, famosa escritora e psicanalista alemã oriunda da Rússia. Uma mulher que quebrou barreiras e foi talvez o único amor de Nietzsche. O filme começa com Salomé já na terceira idade, a contar a sua vida ao jovem académico Ernst Pfeiffer.

Com uma narrativa escorreita, o filme é um esplendoroso retrato de uma força feminina. Uma obra acessível sobre uma das grandes mentes do século passado. Lou Andreas-Salomé conta ainda com PETER SIMONISCHEK no seu elenco, ele que venceu recentemente o prêmio de melhor ator do ano pela Academia Européia com TONI ERDMANN, exibido pelo Guion em 2017!

Sinopse

No fim do século XIX a escritora e psicanalista LOU ANDREAS SALOMÉ vive de forma livre e contestadora. Suas ideias e atitudes seduzem as mentes mais brilhantes da sua época, como os filósofos Paul Rée e Friedrich Nietzsche, o psicanalista Sigmund Freud, o poeta Rainer Maria Rilke, além do jovem filólogo Ernst Pfeiffer.

Auxiliando Lou nos registros das suas memórias, ele também acaba se apaixonando por ela, que decide escrever as suas memórias aos 72 anos. Ela relembra sua juventude em meio a comunidade alemã de São Petersburgo.

Desde criança, sonhava em ser intelectual e estava determinada a nunca se casar ou ter filhos. Além de trabalhar com nomes famosos, ela escreve sobre os relacionamentos conturbados com Nietzsche e Freud, além da paixão com Rilke. Conflitos entre autonomia e intimidade, junto com o desejo de viver sua liberdade.