BRASIL | 2017 | 112 MIN | DRAMA | 14 ANOS

18h40
*Menos quarta, 6/9 – 18h40
Guion Center 1

De 31/8 (quinta-feira) até 6/9 (quarta-feira)

Direção:
SELTON MELLO

Roteiro:
SELTON MELLO & MARCELO VINDICATTO

Elenco:
VINCENT CASSEL – Nicolas
JOHNNY MASSARO – Tony
BRUNA LINZMEYER – Luna
SELTON MELLO – Paco
ONDINA CLAIS – Sofia
BEATRIZ ARANTES – Petra
MARTHA NOWILL – Camélia
ERIKA JANUZA – Tita
JOÃO PRATES – Augusto
ROLANDO BOLDRIN – Giuseppe
ANTONIO SKÁRMETA – Esteban Coppeta
MIWA YANAGIZAWA – Brigite

Apresentação

Depois de “Feliz Natal” (1998) e “O Palhaço” (2011), que levou mais de 1,5 milhão de pessoas aos cinemas, Selton Mello retorna como diretor e ator, nesta que é, possivelmente, a sua obra mais pessoal.

Baseado no livro UM PAI DE CINEMA de ANTONIO SKÁRMETA (ARDIENTE PACIENCIA, original em que foram baseados os filme: ARDIENTE PACIENCIA (1983) e outra, mais famosa, que se chamou Il Postino ou O CARTEIRO E O POETA)

Crítica

TAYNÁ GARCIA
Baseado no livro Um Pai de Cinema de Antonio Skármeta, o novo longa-metragem de Selton Mello, O Filme da Minha Vida, é uma pérola no atual cenário cinematográfico brasileiro.

Em uma indústria que prioriza as produções na televisão e as comédias intermináveis, é difícil pensar que haveria espaço para um filme sensorial, orquestrado por poesia, cinema e amor.

Ambientado em uma época e lugar pouco retratados no cinema nacional, nas Serras Gaúchas em 1963, a obra adaptada de Selton Mello mostra um lado de um gênero que parecia que já estava esquecido.

Sinopse

Serras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho.

Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor. Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.

Trailer