LES BEAUX JOURS D’ARANJUEZ | FRANÇA – ALEMANHA | 2016 | DRAMA

17h40

De 13/4 (quinta-feira) até 19/4 (quarta-feira)

Direção: WIM WENDERS
Roteiro: WIM WENDERS – Baseado na peça de PETER HANDKE

Elenco:
REDA KATEB, SOPHIE SEMIN, JENS HARZER, NICK CAVE.

Apresentação

Um dos mais conhecidos e bem-sucedidos cineastas alemães desde os tempos do Novo Cinema Alemão retorna com OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ, que estreia nesta quinta no Guion!

O diretor alemão WIM WENDERS sustenta desde 1966 uma solida amizade e relação de trabalho, sendo a amizade mais longa na vida de Wenders. Ele conheceu PETER HANDKE durante os seus estudos depois de uma performance da peça «Publikumsbeschimpfung» (ofender o público-alvo) no teatro de Oberhausen.

Ambos os artistas têm muitas semelhanças e afinidades estéticas pessoais. Acima de tudo, eles estão unidos por uma paixão pela representação intensa, as vezes existencialista de paisagens, que dão igual ou muito mais atenção e importância do que as palavras e ações de seus personagens. Entre 1969 e 1986 trabalharam juntos na produção de três filmes, Wenders, por sua vez, foi influenciado pela leitura de publicações de Handke ao tomar decisões importantes na sua vida e obra.

Em 2016 ele filma em francês a peça de Handke OS BELOS DIAS DE ARANJUEZ, com os franceses REDA KATEB e SOPHIE SEMIN nos papéis principais.

Além de ter o filme baseado em peça de sua autoria, o roteirista e realizador de cinema austríaco, também autor de teatro, romances e poesia, PETER HANDKE, está no filme como jardineiro e a sua mulher SOPHIE SEMIN é a protagonista. Sophie trabalhou em outro filme de Wenders ALÉM DAS NUVENS feito em parceria com outro ícone do cinema, o falecido cineasta italiano MICHELANGELO ANTONIONI.

O músico australiano NICK CAVE faz uma ponta como ele mesmo e toca ao piano “INTO MY ARMS” (assista ao vídeo)!

Premiação

Festival de Veneza – Seleção Oficial
Festival de Toronto – Seleção Oficial

Sinopse

Um lindo dia de verão. Na vasta planície, a silhueta de Paris. Um homem e uma mulher conversam sobre suas experiências sexuais, infância, memórias, a essência do verão e a diferença entre os sexos, pela perspectiva feminina e a percepção masculina.

No norte da França, um escritor alemão (JENS HARZER, visto em BOY 7 e LONG LIVE DEATH) começa a escrever os esboços para o seu próximo livro e desenvolve, como ponto de partida, um diálogo entre um homem (REDA KATEB, visto no Guion em OS CAVALEIROS BRANCOS e EU, MAMÃE E OS MENINOS) e uma mulher (SOPHIE SEMIN), que se encontram em um jardim suspenso para discutir, entre outras coisas, questões como sexualidade, amor, infância e também suas memórias e a vida em si.

Trailer