SILENCE | 2016 | ITALIA-MÉXICO-ESTADOS UNIDOS-JAPÃO | 160 MIN | DRAMA HISTÓRICO | 14 ANOS

20h35

De 16/3 (quinta-feira) até 22/3 (quarta-feira)

Direção: MARTIN SCORSESE
Roteiro: JAY COCKS& MARTIN SCORSESE baseado na novela SILENCE de SHŪSAKU ENDŌ

Elenco:
ANDREW GARFIELD/ ADAM DRIVER/ TADANOBU ASANO/ LIAM NEESON/ CIARÁN HINDS/ NANA KOMATSU/ RYO KASE/ YOSHI OIDA/ YOSUKE KUBOZUKA/ SHINYA TSUKAMOTO/ ISSEI OGATA.

Apresentação

SILÊNCIO é uma obra muito pessoal do icônico cineasta MARTIN SCORSESE (TAXI DRIVER, TOURO INDOMÁVEL, GANGUES DE NOVA IORQUE, KUNDUN, OS INFILTRADOS, A ÉPOCA DA INOCÊNCIA, A INVENÇÃO DE HUGO CABRET e, mais recentemente, O LOBO DE WALL STREET). Ele que estudou para ser padre num seminário e acabou por se virar para o mundo do cinema.

O Cristianismo sempre esteve presente na sua obra, sendo o expoente máximo disso A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO, o polémico filme de 1988. Silêncio é um drama histórico baseado no “best-seller” homônimo, escrito em 1966, pelo japonês SHUSAKU ENDO, premiado com o prestigiado Prémio Tanizaki, que conta a história de dois jesuítas que empreendem uma viagem ao Japão em busca de um missionário. A parte de ser perseguido e torturado, o mesmo renunciara a sua fé. O drama marca a retomada da parceria entre Scorsese e o roteirista JAY COCKS, de Gangues de Nova York.

A fotografia é do mexicano RODRIGO PRIETO, que foi indicado ao OSCAR (anteriormente foi indicado em 2006 por O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN).

Premiação

INDICADO AO OSCAR DE MELHOR FOTOGRAFIA 2017.

Sinopse

Dois padres jesuítas portugueses, no século 17, Sebastião Rodrigues e Francisco Garupe, viajam até o Japão em uma época onde o catolicismo foi banido, assim como quase todo o contato externo. A procura do mentor deles, os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências externas.

Portugal, 1633. Quando a Companhia de Jesus recebe a notícia de que o missionário Cristóvão Ferreira teria renunciado publicamente à Fé Cristã, Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, dois dos seus discípulos mais fiéis, decidem partir para o Japão para o confirmar. Depois de uma longa viagem, os dois sacerdotes deparam-se com um país empobrecido e com uma população subjugada ao regime Tokugawa, que proibiu o Cristianismo ou quaisquer influências europeias no Japão. Ali, eles vão assistir a perseguições e todo o tipo de crueldade em relação aos cristãos, impedidos de qualquer demonstração de fé em Jesus Cristo…

Trailer