O GUION ARTE tem a honra de expor em seu hall “EL PEÓN DE ESTÂNCIA“, uma rara e importante obra do escultor uruguaio FEDERICO ESCALADA, datada de 1932. Trata-se de uma maquete do monumento que está localizado no ROSEDAL DO PRADO em Montevidéu, no cruzamento das avenidas Lucas J. Obes e Buschental. Fundido em bronze, sobre uma base de concreto é uma figura masculina em pé, vestindo chiripá; botas de potro e está coberto por um chapéu; boleadeiras e a faca vão inseridas num cinto, que por sua vez carrega a inscrição com a letra “E” do autor. A mão esquerda carrega um laço e a direita sustenta parte da corda.
FEDERICO ESCALADA (Uruguai, 1888-1960)
Título: “EL PEÓN DE ESTANCIA“/ 1932
Técnica: ESCULTURA EM BRONZE
Dimensões: 65cm x 24cm
A obra pode ser conferida no horário de funcionamento do cinema (14h30 – 21h)
Um dos ícones da cidade de Porto Alegre e seu símbolo oficial, “O LAÇADOR” (1958), emblemática obra do escultor gaúcho ANTÔNIO CARINGI, ao que se sabe teve inspiração nesta obra a obra de Escalada, um dos mais importantes escultores uruguaios de todos os tempos.
Por iniciativa da comunidade uruguaia em Porto Alegre e por ocasião da grande comemoração pelo centenário da Revolução Farroupilha em 1935, foi doado à cidade a estátua conhecida como “O GAÚCHO ORIENTAL. “EL PEÓN DE ESTANCIA”, que está localizado no ROSEDAL DO PRADO, em Montevidéu e foi realizado 3 anos antes, serviu de inspiração para “O GAÚCHO ORIENTAL”, localizado no Parque Farroupilha e escondido pela construção do Viaduto Imperatriz Leopoldina, na Av. João Pessoa, esquina com a Loureiro da Silva.
Segundo o Prof. Círio Simon “vinte anos depois desta obra certamente o escultor Antônio Caringi (1905-1981) e o modelo Paixão Cortes a conheciam para realizar a Estatua do Laçador”. As semelhanças do “Laçador” com as obras de Escalada reforçam esta ideia, o que não diminui a importância da obra e do trabalho de Caringi.