Galeria Guion Arte exibe pinturas e desenhos de Dilmer Bettiol

Exposição de Dilmer Bettiol

A partir do dia 8 de junho, a artista plástica gaúcha, exibe, pela primeira vez em Porto Alegre, conjunto resultante de uma densa e profícua produção.

A galeria Guion Arte inaugura, no próximo dia 8 de junho, terça-feira, a exposição de Dilmer Bettiol, uma veterana da pintura e do desenho, que pela primeira vez expõe em Porto Alegre. Gaúcha de nascimento, a artista plástica construiu sua carreira em São Paulo, tendo retornado à cidade natal em 2011 para se dedicar, definitivamente, à sua vocação. A série que exibirá reúne 10 telas, em diversos formatos, suportes e técnicas, e 09 desenhos emoldurados. O conjunto produzido entre 2015 e o presente ano revela uma ascensão madura, resultante de sua força, talento, criatividade e determinação.

Dilmer Bettiol começou a pintar na maturidade, mas nem por isso o resultado foi menos denso e profícuo. O inventário de sua produção alcança 1.200 obras catalogadas, entre desenhos e telas. Suas marcas são as cores – da natureza, do céu e da terra -, fortes e vibrantes, e o traço livre. A série que irá exibir na Guion Arte segue, rigorosamente, estes princípios. Sua pintura nasce de um impulso, de um processo quase alucinante. “Pinto em surtos. Quando está pronto, sigo o impulso de assinar”, resume-se.

Sem estar presa a formas ou a fórmulas, a artista estabelece uma relação lúdica com o oficio de pintar. “Quando um trabalho é iniciado, não há plano nenhum, nada é previamente estabelecido. A mão, então, inicia um movimento livre, a mão está solta, desconectada de tudo que possa tolhê-la, não obedece a nada a não ser um enorme impulso de liberdade total. O resultado são traços ou pinceladas coloridas, fios livres e soltos que dançam sobre o papel, é o lançamento do alicerce”, comenta.

A exposição de Dilmer Bettiol poderá ser visitada de segunda a domingo, das 14h às 21h. A entrada é franca.

Exposição de Dilmer Bettiol 2


Sobre a artista

Dilmer Einar Bettiol (Porto Alegre – RS 1933). Pintora e desenhista. Fez graduação em engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1959. Formou-se em engenharia sanitária pela Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP, 1968. Autodidata em artes plásticas desde 1979, frequentou o ateliê do professor espanhol Antonio Fernandes, entre 1981 e 1982, em São Paulo. Desde 1981 é membro da Associação Internacional de Artes Plásticas. Realizou a exposição individual As Verdades do Inconsciente, na Galeria Itaú Cultural, em São Paulo, em 1984. Recebe o 1º Prêmio Paleta de Ouro de Artes Plásticas do Núcleo de Arte e Cultura Nova Era, e a medalha de bronze em desenho, em 1985, ambos em São Paulo. É premiada no Salão Portinari, no 1º Salão de Artes Plásticas de Avaré, e no 2º Salão Leonístico de Artes Plásticas de Santos, todos em 1986. Realizou uma exposição individual no estúdio da irmã, Zoravia Bettiol, em San Francisco, USA, em 1993.