Biografia

Albano Vizotto Filho nasceu em Garça, São Paulo, em 1928 e faleceu em 2002, em São Paulo, SP. Formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Albano Vizotto começou a expor trabalhos em esculturas, no início dos anos 60. Esculpindo a figura humana, obteve sucessivos destaques em suas apresentações, tendo sido inclusive premiado no Salão Paulista de Belas Artes com a Pequena Medalha de Prata em 1962.

Em 1963 esculpiu um busto do falecido presidente norte-americana John F. Kennedy pertencente hoje ao acervo da família, nos EUA. 0 mesmo se deu com o ator de teatro Sérgio Cardoso, cujo busto de sua autoria se encontra no Museu dedicado ao falecido artista, no Rio de Janeiro.

Interessado em desenvolver uma carreira artística também como pintor, Albano procurou em 1979, o professor Arlindo Castellani de Carli com quem passou a estudar.

Participando de salões já há quatro anos, Albano tem se posicionado como excelente pintor de naturezas-mortas, tendo já realizado, na Galeria Ranulpho, na capital pernambucana, em 1984 uma individual onde mostrou seus mais recentes trabalhos. José Paulo Moreira da Fonseca, na apresentação do catálogo desta exposição, faz o seguinte comentário a respeito da obra do artista: “Em suas naturezas-mortas, Albano Vizotto expõe-se no jogo sutil entre as luzes e as sombras, que transfigura formas do cotidiano e nos leva a surpreendentes transparências e reflexos, sem dúvida realistas, mas que, graças a força da pintura, mostra-nos uma fase sigilosa da realidade.

Falo, por exemplo, do luxuoso rubor dos caquis ou das laranjas vestidas para suas ácidas sedas amarelas. Trata-se de um olhar garimpeiro que desvencilha os diamantes ou topázios da lama ou poeira que os envolve”.

Vaso de flores - Eucatex - 69 cm x 49 cm

Vaso de flores – Eucatex – 69 cm x 49 cm