Biografia
Sansão Pereira, 87, é acreano, nascido no Seringal Capatará. Inspirado na beleza da Amazônia e do Brasil, Sansão Pereira logo se destacou no cenário nacional e internacional. Realizou exposições na Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos da América, França, Japão, México, Paraguai, Portugal e Uruguai, além de diversas exposições individuais por todo o Brasil.
Assim, Sansão Pereira tem no seu currículo a realização de mais de 30 mil obras de arte. Seus quadros, suas pinturas e seus murais estão distribuídos por museus, pinacotecas, aeroportos, igrejas e coleções particulares. Seu trabalho tem uma característica tão especial que ultrapassa as fronteiras do seu país de origem, tornando-o um pintor universal.
Em seus mais 60 anos de carreira, recebeu expressivo número de medalhas e menções honrosas, tornando-se um dos artistas mais laureados do panorama da arte internacional.
Formada pelo Instituto de Artes da UFRGS em Desenho, Gravura e Educação Artística fez doutorado em Arte e Ciências da Arte na Universidade Paris I – Panthéon-Sorbonne. Participou do 16 Salão Nacional de Arte do Museu de Arte de Belo Horizonte e do 15° Salão Jovem Artista em Porto Alegre. Integrou “La Jeune Gravure Contemporaîne” exposição em Paris onde recebeu o primeiro prêmio na categoria Estudante de Arte, 1992, no festival Création et Photographie. É docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, instituição da qual foi diretora no período de 1995 a 2002. Em 1995, fez indidual denominada “Anima Mundi” no Museu de Arte Contemporânea na Casa de Cultura Mario Quintana, Porto Alegre. Desde 1994 desenvolve produção artística vinculada aos novos meios tecnológicos. Realizou a mostra itinerante “Vestigium” na galeria Iberê Camargo na Usina do Gasômetro em Porto Alegre em 1999 e no Instituto Cultura Brasileiro Americano em Salvador, BA em 2000.