Biografia
Silvio Oppenheim (1941 – 2012)
Nasceu em São Paulo, em 1941, filho de imigrantes alemães judeus. Em 1959 ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), que concluiu em 1965. O ambiente cultural da faculdade provoca substancial amadurecimento criativo e, incentivado por uma série de mestres e colegas, Flávio Motta, Renina Katz e Julio Katinsky, desenvolve novas técnicas de desenho e pintura.
Em 1961 dedica-se ao aprendizado de xilogravura, quando passa a frequentar o ateliê do artista Savério Castellano. Frequenta os cursos de desenho e gravura em metal da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), ministrados por artistas plásticos reconhecidos.
Em 1970 retorna ao Brasil e inicia suas atividades profissionais. Abre escritório próprio de arquitetura e ateliê em São Paulo. Associa-se ao arquiteto e marchand César Luiz Pires de Mello, desenvolvendo trabalhos em conjunto. Participa das atividades da Galeria Cosme Velho e, com apoio de César Luiz, integra o acervo da galeria, participando de exposições. A partir de 1975 assume como professor, a cadeira de arquitetura de interiores, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie.
Em 1979 inicia seu trabalho como gravador, produzindo serigrafias e litografias.
Desde os anos 70 expõe regularmente suas obras em diversas galerias, individualmente e em mostras coletivas, em São Paulo, outros estados do Brasil e no exterior.