lancamento-do-livro-eram-duas-vezes-vera-ione-molina-e-yuji-schmidt-copy

Livro de Vera Ione Molina tem ilustrações de Yuji Schmidt

Lançamento com sessão de autógrafos do livro infantil

ERAM DUAS VEZES,
escrito por Vera Ione Molina Silva,
ilustrado por Yuji Schmidt.
Publicação da Editora Bestiário.

No Guion Cinemas,
sexta-feira, dia 14 de outubro, às 18h.

VERA IONE MOLINA
está voltando para a literatura infantil, onde tudo começou. Seus primeiros livros publicados em 1983 e 1984 foram “O Melhor Presente de Natal” e “Cococa”, boa de goela; este último finalista do Concurso Nacional de Literatura Infanto-juvenil João de Barro, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em 1983. Depois dedicou-se aos contos, às novelas, sempre com a sensação de que tinha muitas histórias boas para contar para crianças. Mas as crianças, seus dois filhos Bolívar e Lauro Carvalho, tinham crescido e ela guardou os textos não publicados por trinta anos. Por isso o subtítulo “Histórias da Vovó”.
Foi revisar seus textos e descobriu que tinha que realizar algumas adaptações, pois o mundo mudou muito nessas três décadas. Uma das mudanças foi a maior presença dos avós na vida dos netos e são eles que mais contam histórias. Este livro é composto por três contos. Dois deles têm o Litoral do Rio Grande do Sul ou qualquer outro como espaço e o terceiro se passa em uma cidade indefinida. Este último, intitulado “Digo e o rebanho de ovelhas negras” é o texto vencedor de um Concurso Estadual de Literatura Infantil promovido pelo CPERS-Sindicato em 1989.
O jovem ilustrador do livro, YUJI SCHMIDT sempre rodeado por pinturas, filmes e quadrinhos, seu sonho de criança, diferente de outros meninos, nunca foi se tornar aquele herói da tevê, mas sim conseguir desenhá-lo com perfeição. Essa vontade foi então levando o artista a criar seus próprios heróis, esconderijos e histórias. Com 13 anos, ilustrou seu primeiro livro infantil para o escritor (e seu professor na época) Caio Riter e, desde então, nunca mais parou. Hoje desenha de todas as formas e em todos os lugares possíveis, criando ilustrações para propagandas, games, camisetas, pinturas e paredes maiores do que eu mesmo, livros como este e o que mais vier pela frente, colorindo assim o seu universo e (quem sabe?), colorindo um pouco o dos leitores.