UNE VIE AILLEURS | 2017 | DRAMA | 96MIN | 12 ANOS

SEM SESSÃO

Direção:
OLIVIER PEYON

Roteiro:
OLIVIER PEYON & CÉCILIA ROUAUD

Elenco:
ISABELLE CARRÉ, RAMZY BEDIA, MARÍA DUPLÁA, DYLAN CORTES, GABRIELA FREIRE

Apresentação

Inspirado em uma história verdadeira de um amigo, o diretor francês OLIVIER PEYON decidiu filmar um drama ambientado na Argentina, um país que ele conhecia e queria retornar. No entanto, em seu caminho, o cine-asta se encontrou com Fernando Epstein (produtor responsável pela produtora Mutante Cine) e o que começou como uma história que uniu a França com a Argentina foi transformada em uma história franco-uruguaia. É um drama maternal que imerge o elenco de atores internacionais nos locais mais reconhecidos de Montevidéu e da cidade vizinha, Flórida, onde a maior parte da história do filme, escrita pelo próprio Peyon, acontece.

Com a presença de Peyon, vencedor do CÉSAR DE MELHOR DOCUMENTÁRIO e LEÃO DE OURO DE MELHOR CURTA-METRAGEM, o Guion promoveu uma sessão lotada de pré-estreia de O FILHO URUGUAIO, com debate no dia 14 de junho de 2017.

O filme apresenta ISABELLE CARRÉ, talentosa atriz vista no Guion em ESPERANDO ACORDADA/ 2015, A LINGUAGEM DO CORAÇÃO/ 2014, RESPIRE/2014, ROMÂNTICOS ANÔNIMOS/ 2010 e BEM ME QUER, MAL ME QUER/ 2002. Além dela o ator francês RAMZY BEDIA, a argentina MARÍA DUPLÁA e os uruguaios DYLAN CORTES e GABRIELA FREIRE.

Crítica

“O FILHO URUGUAIO é mais uma viagem existencial, mais além, longínqua, onde a mãe se questiona diante da felicidade que o filho construiu com outras pessoas, sem ela. Problema que o diretor resolve com uma direção suave, despretensiosa, iluminada pela luz da América Latina, se prendendo a cada detalhe do cotidiano de um garotinho” – Guillemette Odicino, Télérama.

“Um dilema tratado com sutileza, assim como a interpretação ao mesmo tempo sensível e delicada de Isabelle Carré e Ramzy Bedia” – Thierry Cheze, Sudio Ciné Live.

“Um filme de muita sensibilidade sobre maternidade e renúncia, bem distante dos lugares comuns. Ramzy Bédia encena com muita exatidão e Isabelle Carré interpreta uma magnífica mãe em processo de aprendizagem” – Valérie Beck, Femme Actuelle.

Sinopse

É no Uruguai que Sylvie (ISABELLE CARRÉ) finalmente encontra a pista sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado há quatro anos pelo ex-marido. Sylvie, que no início da história vem ao Uruguai em busca de seu filho, Felipe (DYLAN CORTÉS), sequestrado por seu pai após o divórcio. Sylvie encontra onde está Felipe e pede ajuda de Mehdi (RAMZY BEDIA), um assistente social que decide acompanhá-la na tentativa de recuperar a criança na Flórida, onde foi criada por sua tia (MARÍA DUPLÁA) e sua avó (VIRGÍNIA MÉNDEZ).

Com a ajuda preciosa de Mehdi, ela vai recuperá-lo, mas ao chegar lá, nada acontece como previsto: a criança, criada por sua avó e sua tia, parece feliz e radiante. Sylvie percebe que Felipe cresceu sem ela e que agora sua vida é em outro lugar.