
KEUL-LE-EO-UI-KA-ME-LA | CORÉIA DO SUL | 2017 | 70 MIN | DRAMA | 12 ANOS
SEM SESSÃO
Direção e Roteiro:
HONG SANG-SOO
Elenco:
ISABELLE HUPPERT/ KIMMINHEE/ JANG MI HEE/ SHAHIRA FAHMY/ JIN-YEONG JEONG
Apresentação
Inteiramente rodado no Festival de Cannes em 2016 e exibido fora de competição no festival em 2017, A Câmera de Claire tem a fotografia como temática principal e é dirigido pelo aclamado cineasta sul-coreano HONG SANG-SOO. No elenco, Isabelle Huppert (vencedora do Globo de Ouro) e Kim Minhee (vencedora do Urso de Prata, conhecida no Brasil por sua participação em “A CRIADA”, filme exibido pelo Guion!
Na trama, Manhee (Kim Minhee) é agente de filmes e foi demitida por sua chefe sem explicações. Claire (Isabelle Huppert) é uma professora francesa de música apaixonada por eternizar momentos com sua Polaroid. As duas se encontram por acaso durante o Festival de Cannes e desenvolvem uma amizade quase instantânea. Através das fotografias de Claire, pequenos detalhes sobre a vida de ambas começam a ser revelados.
Sang-soo opta por contar a história entre longos planos de filmagem e câmera parada, mostrando ao longo do filme, suas características de direção. “A CÂMERA DE CLAIRE” teve estreia mundial no Festival de Cannes do ano passado onde teve uma exibição especial.
Crítica
“ENCANTADOR COMO TODOS OS FILMES DE HONG SANG-SO” – LOS ANGELES TIMES.
“UMA PEQUENA JOIA SOBRE A POTÊNCIA DAS IMAGENS E DAS PALAVRAS” – VALOR ECONÔMICO.
HONG SANG-SOO DIRIGIDE ISABELLE HUPERT EM ‘A CÂMERA DE CLAIRE’.
Sinopse
Durante uma viagem de negócios ao Festival de Cannes, a jovem coreana Manhee é demitida, enquanto a professora Claire caminha pela cidade tirando fotos com sua câmera Polaroid. As duas se conhecem e logo ficam amigas. Claire consegue tanto desvendar o passado quanto prever um possível futuro para Manhee, com a ajuda de um misterioso túnel na praia. Através de seu hábito de tirar fotos, Claire também adquiriu a habilidade de olhar lentamente para as coisas, e até de transformar objetos. Agora, Claire vai com Manhee ao café onde ela foi demitida. De Hong Sang-soo, com Isabelle Hupert. Cannes 2017.