THE IRISHMAN | 2019 | EUA | 229 min | DRAMA-POLICIAL-BIOGRÁFICO | 16 ANOS
SEM SESSÃO
Direção:
MARTIN SCORSESE
Roteiro:
STEVEN ZAILLIAN
Baseado no livro de:
CHARLES BRANDT
Elenco:
ROBERT DE NIRO | AL PACINO | JOE PESCI | JESSE PLEMONS | ANNA PAQUIN | HARVEY KEITEL
Apresentação
Não é só a duração de O IRLANDÊS que é grande!
Com pouco menos de 1.300 profissionais envolvidos, 428 atores, entre eles ROBERT DE NIRO, AL PACINO, JOE PESCI, JESSE PLEMONS, ANNA PAQUIN e HARVEY KEITEL, tudo a um custo monumental de cerca de US$159 milhões, O IRLANDÊS promete entregar um dos melhores filmes da lenda MARTIN SCORSESE.
Com produção da Netflix, terá, inicialmente, somente 2 semanas em cartaz nos cinemas e, em Porto Alegre, ele entra exclusivo no GUION!
O IRLANDÊS, narra a saga épica do diretor MARTIN SCORSESE sobre o crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra. Contado através da perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Sheeran, um assassino profissional que trabalhou ao lado de algumas das personalidades mais marcantes do século 20, o filme aborda um dos grandes mistérios da história americana – o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa – e se transforma em uma jornada monumental pelos corredores do crime organizado: seus mecanismos, rivalidades e associações políticas.
O filme é baseado no livro O IRLANDÊS: OS CRIMES DE FRANK SHEERAN A SERVIÇO DA MÁFIA, de Charles Brandt que tem o sugestivo título I Heard You Paint Houses, que é uma expressão do submundo do crime dos Estados Unidos, que significa “pintar casas”, melhor dizendo, significa matar, uma gíria derivada do sangue que espirra dos corpos e das cabeças nas paredes contra as quais os mortos se chocam após o impacto dos tiros.
O supervisor de efeitos especiais da Industrial Light & Magic, Pablo Helman, ficou encarregado dos efeitos do filme.
Em agosto de 2015, Scorsese e De Niro fizeram um rolo de teste recriando uma cena de Goodfellas (1990), para ver se o “rejuvenescimento” poderia funcionar. Scorsese disse que “o risco estava lá, e era isso. Nós apenas tentamos fazer o filme. Depois de sentar no sofá por dez anos, […] finalmente tivemos um jeito”. Em março de 2018, falando sobre o processo de envelhecimento, Pacino disse ao IndieWire: “Eu estava interpretando Jimmy Hoffa aos 39 anos, eles estão fazendo isso em um computador […] que passamos por todos esses testes e coisas que alguém viria até mim e diria: ‘você tem 39 anos’. [Você se lembra] de algum tipo de memória de 39 anos, e seu corpo tenta se acostumar com isso e pensar dessa maneira. Eles lembram você.”
Crítica
“Robert De Niro, Al Pacino e – especialmente – Joe Pesci apresentam performances de brilho invernal na obra-prima da turba de Scorsese, épica e audaciosa!
Martin Scorsese retorna com seu melhor filme desde OS BONS COMPANHEIROS/ GoodFellas(1990) e um de seus melhores filmes de todos os tempos. É uma multidão épica de ação soberba e emocionantemente filmada, sobre violência, traição, desonestidade e falência emocional, estrelada por Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino, ambientada em um tempo antes que a “masculinidade tóxica” fosse formalmente diagnosticada, mas quando todos viviam com os sintomas. O filme foi comentado sobre a alta tecnologia, que permitiu rejuvenescer De Niro: não é mais artificial do que as perucas tradicionais, o látex etc. e é incrível a rapidez com que você se acostuma. Os olhos de De Niro alcançam um brilho assustador e pegajoso nessa manifestação como um fantasma digital de seu passado.
São homens que conduzem seus negócios com indícios tristes, encolher de ombros e resmungar sobre quem foi longe demais, que não demonstrou respeito, que precisará ser persuadido a participar de uma sessão para endireitar tudo isso. Esses encontros solene ou cordialmente eufemísticos em uma churrascaria moderada explodem periodicamente em violência ou cenas oníricas de catástrofe coreografada, pontuadas por tiros ou jukebox visceral na trilha sonora. E todos receberam uma nova ressonância repugnante de conspiração política e má fé.” – PETER BRADSHAW’S FILM OF THE WEEK
Sinopse
Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci estrelam O Irlandês, a saga épica do diretor MARTIN SCORSESE sobre o crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra. Contado através da perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Sheeran, um assassino profissional que trabalhou ao lado de algumas das personalidades mais marcantes do século 20, o filme aborda um dos grandes mistérios da história americana – o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa – e se transforma em uma jornada monumental pelos corredores do crime organizado: seus mecanismos, rivalidades e associações políticas.