Biografia

Escultor, pintor, ceramista e arquiteto, nascido em Montevidéu no dia 1º de novembro de 1923. Sua vocação apareceu logo na juventude. Partiu para Buenos Aires vinculando-se ao meio artístico.

Regressou ao Uruguai na década de 40 e iniciou seu trabalho com extrema dedicação e paixão pelo tema afro-oriental em parceria com o Candombe, ritmo afro-uruguaio que envolve tambores. Vilaró se entregou totalmente à pintura e decoração dos candombes, incentivando e dirigindo o movimento folclórico.

Esgotadas as explorações e atuações do tema, partiu para uma viagem a todos os países onde a negritude tinha presença marcante: Brasil, Senegal, Congo, República Dominicana, Haiti, Camarões, Nigéria etc. O artista manteve com lealdade e firmeza o tema afro-uruguaio na sua vida e carreira.

Radicado finalmente em Punta Ballena, no Uruguai, montou seu atelier, melhor dizendo, modelou com suas próprias mãos a Casapueblo, sua “escultura habitável”, que hoje é “club hotel”, museu e atelier deste fantástico pintor-escultor uruguaio. Páez Vilaró entrou então para o universo da escultura utilizando todos os tipos de materiais, cabos de aço, bronze, pedaços de madeira ou qualquer coisa que permita fluir sua criatividade. Rompe com as regras e as tradições e sempre lembra do povo primitivo e sua coragem de expressão.

Faleceu em 24 de fevereiro de 2014, Punta Ballena, Uruguai.

SOL/ 1990 - PRATO EM CERÂMICA VITRIFICADA DECORADO COM SOL - 31,5 diâmetro

SOL/ 1990 – PRATO EM CERÂMICA VITRIFICADA DECORADO COM SOL – 31,5 diâmetro

Seu nome:

Telefone celular com DDD. Exemplo: (51) 9988-7766

E-mail:

Link da obra publicada no site:

Mensagem: