Biografia
Agosto de 2014 marcou o centenário de nascimento de Edgar Koetz (Porto Alegre, 6 de agosto de 1914 — Porto Alegre, 1969), que foi um importante desenhista, gravador, artista gráfico, ilustrador e pintor brasileiro.
Koetz foi um artista característico do primeiro momento da modernidade gaúcha. Sempre ligado às artes gráficas, sua obra evoluiu dentro do figurativismo moderno, e a temática dos tempos do Clube de Gravura foi ligada aos trabalhadores pobres e rurais da periferia gaúcha. Suas gravura são inesquecíveis.
Koetz trabalhou como capista e ilustrador na Editora Livraria do Globo, famosa por possuir uma seção de desenho dirigida pelo artista gráfico alemão Ernest Zeuner.
Participou da fundação da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa em 1938; do Clube de Gravura de Porto Alegre, em 1950; e do Clube de Gravura de Bagé, em 1952.
Foi um dos responsáveis pela abertura e atualização da arte gaúcha. Em 1945, passou a residir em Buenos Aires – na época o maior centro editorial da América Latina. Lá expôs e recebeu um prêmio da Câmara Argentina do Livro como artista gráfico pelo trabalho realizado na obra Juarez Maximiliano, de Franz Werfelpor.
Participou da fundação da Escola Superior de Propaganda de São Paulo e ministrou cursos no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi o autor do selo comemorativo do IV Centenário da Cidade de São Paulo.
A temática de sua obra é quase exclusivamente urbana. Desenhos e guaches do artista integram o acervo do MARGS Ado Malagoli e do Museu de La Plata.
Autor EDGAR KOETZ (Porto Alegre 1914 – 1969)
Título MENINA 1968
Técnica ÓLEO SOBRE CARTÃO
Dimensões 42cm x 23cm
Autor EDGAR KOETZ (Porto Alegre 1914 – 1969) –
Técnica ÓLEO SOBRE CARTÃO –
Título AS DOCAS – Dimensões 28cm x 33cm
INDISPONÍVEL
Autor EDGAR KOETZ (Porto Alegre 1913 – 1969)
Técnica ÓLEO SOBRE CARTÃO 1968
Dimensões 35,5cm x 45,5cm