Biografia
AGUILLAR (1940 – 2002)
(Gilberto Aguillar Navarro )
Pintor e escultor, nasceu na Cidade serrana de Petrópolis, RJ. Assinava simplesmente Aguillar. Autodidata, desde pequeno revelou seu pendor pelas artes, e iniciou sua carreira pintando móveis rústicos para o arquiteto Zanini. Produzia esculturas de grande porte em madeira, mas, devido a problemas cardíacos, depois dos 26 anos passou a dedicar-se somente à pintura.
Expôs em Veneza, Paris e Lisboa. Deixou obras nos Museus de Dallas (Texas, EUA), de Colônia (Alemanha), na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, na Fundação Paschoal Carlos Magno, no Palácio do Itamaraty e nos Museus de Belas Artes e de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Muitas de suas obras, especialmente aquelas representativas da fase identificada com o chamado realismo fantástico, que o marcou nos anos 50, foram adquiridas por inúmeros colecionadores brasileiros. Data dessa época seu convívio com os pintores Di Cavalcanti, Portinari e Scliar – que lhe comprou o primeiro quadro – o cartunista Ziraldo, o jornalista Otto Lara Resende e o colunista Ibrahim Sued.
Artista catalogado em vários volumes do JULIO LOUZADA, vol. 1/30*2/35*3/36*4B/30*5/29*6B/31*7/27*8/30*9/28,etc..