Biografia

FUKUDA (ROBERTO KENJI FUKUDA) (1943)

Pintor, gravador e escultor nascido em Indiana, SP, e ativo na Capital. Filho de artista (seu pai é o pintor Tamotsu Fukuda), pinta desde cedo. Suas telas não passam desapercebidas, sejam pelas cores harmoniosas, vivas e vibrantes, sejam pela suavidade das composições, que tranqüilizam o expectador.

É filho do artista plástico Tamotsu Fukuda. Em 1955, sob a orientação de seu pai, deu os primeiros passos na pintura. Sua primeira exposição ocorreu em 1963, em Lins. Depois dessa mostra, participou de várias exposições coletivas: em 1979, em São Paulo, na Mostra Senac; em 1985, em Berlim (Alemanha), na Coletiva; em 1988, em Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), na Coletiva 80 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, na Galeria de Arte Ida & Anita e na Fundação Mokiti Okada. Fora do Brasil, expôs, em 1989, em Paris e, em 1990, na Flórida (Estados Unidos.

As obras que, sem exceção, marcam os ambientes com cores fortes e intensas, podem ser apreciadas pelo público nas mais importantes vitrines brasileiras da arte, a exemplo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu de Arte de Brasília, entre outros espaços.

Mas não é só no Brasil que o trabalho de Fukuda conquistou o reconhecimento do público e da crítica. Ele já participou de exposições coletivas em Delaware, Miami e Los Angeles (EUA), Iwakuni (Japão) e Paris (França) e realizou exposições individuais em Madrid (Espanha), Miami e Nova Iorque (EUA). Até agosto deste ano, ele deve voltar à maior cidade norte-americana para uma nova exibição individual e a previsão é de que, em outubro, concretize sua primeira mostra em Dacar (Senegal). Também tem obras em exposição em museus de Nova Iorque (EUA) e Genébra (Suíça).

Sem título - óleo sobre tela - 31 x 36cm

Sem título – óleo sobre tela – 31 x 36cm

Seu nome:

Telefone celular com DDD. Exemplo: (51) 9988-7766

E-mail:

Link da obra publicada no site:

Mensagem: