Biografia
Martin Konopacki (1891 – 1946)
Filho mais velho de pais dinamarqueses(o pai era de ascendência polonesa), Martin Konopacki nasceu em 1891, na cidade alemã de LIEGNITZ, hoje Legnica, território polonês.
Sua mãe casou-se com um banqueiro alemão de origem polonesa e que havia conseguido muitos postos na Alemanha.
Quando ele morre em 1905, Karoline, sua mãe, se estabelece com a família em Flensburg, norte da Alemanha.
Mas as saudades da Dinamarca e de sua casa de infância a levaram a comprar uma pequena casa em Slettestrand em 1913.
Após a Primeira Guerra Mundial ele construiu uma casa com um estúdio num cantão dos extensos terrenos da família, e ali ele pintou muitos de suas grandes telas com motivos de dunas e pomares de Jammerbugtens, na planície do vale (Jammerbugt é um município da Dinamarca, localizado na região da Jutlândia do Norte).
Como ele manteve a cidadania alemã, mesmo que nunca tivesse defendido a causa alemã, a sua casa e seus bens foram confiscados e vendidos em 1945, fazendo com que Martin empreendesse sua última viagem à América do Sul, onde morreu em Bogotá em 1946.
Martin estudou na Academia de Belas Artes de Munique e viajou o mundo como pintor. Suas obras foram exibidas nas mais conhecidas galerias na Europa e cidades da America do Norte e do Sul, sendo incorporado nas principais coleções de arte ao redor do mundo.
Seus trabalhos são exibidos repetidamente no Museu de Arte Charlottenborg em Copenhagen, Dinamarca.
Mesmo sendo bastante diferentes, Niels, um velho pescador e Martin um artista internacional, ambos eram muito amigos. Niels foi retratado pelo artista. Foi Martin que um dia encontrou o seu amigo morto no estábulo, e com lágrimas correndo pelo rosto, levou-o para a casa da sua esposa. Esta história foi contada ao dinamarquês JESPER KINCH ANDERSEN pela neta do pintor.
Jesper, que é Gerente-Geral de Desenvolvimento de Produto na Ericsson Dinamarca e que possui um blog sobre a vila de pescadores e suas reminiscências, gentilmente acedeu ao nosso pedido e nos forneceu algumas informações sobre o pintor.