Biografia
Martin Konopacki (1891 – 1946)
Filho mais velho de pais dinamarqueses(o pai era de ascendência polonesa), Martin Konopacki nasceu em 1891, na cidade alemã de LIEGNITZ, hoje Legnica, território polonês.
Sua mãe casou-se com um banqueiro alemão de origem polonesa e que havia conseguido muitos postos na Alemanha.
Quando ele morre em 1905, Karoline, sua mãe, se estabelece com a família em Flensburg, norte da Alemanha.
Mas as saudades da Dinamarca e de sua casa de infância a levaram a comprar uma pequena casa em Slettestrand em 1913.
Após a Primeira Guerra Mundial ele construiu uma casa com um estúdio num cantão dos extensos terrenos da família, e ali ele pintou muitos de suas grandes telas com motivos de dunas e pomares de Jammerbugtens, na planície do vale (Jammerbugt é um município da Dinamarca, localizado na região da Jutlândia do Norte).
Como ele manteve a cidadania alemã, mesmo que nunca tivesse defendido a causa alemã, a sua casa e seus bens foram confiscados e vendidos em 1945, fazendo com que Martin empreendesse sua última viagem à América do Sul, onde morreu em Bogotá em 1946.
Martin estudou na Academia de Belas Artes de Munique e viajou o mundo como pintor. Suas obras foram exibidas nas mais conhecidas galerias na Europa e cidades da America do Norte e do Sul, sendo incorporado nas principais coleções de arte ao redor do mundo.
Seus trabalhos são exibidos repetidamente no Museu de Arte Charlottenborg em Copenhagen, Dinamarca.

Foto em P&B, provavelmente tirada no final dos anos 20, mostra o pintor MARTIN KONOPACKI com NIELS ALSTED (à esquerda).
Mesmo sendo bastante diferentes, Niels, um velho pescador e Martin um artista internacional, ambos eram muito amigos. Niels foi retratado pelo artista. Foi Martin que um dia encontrou o seu amigo morto no estábulo, e com lágrimas correndo pelo rosto, levou-o para a casa da sua esposa. Esta história foi contada ao dinamarquês JESPER KINCH ANDERSEN pela neta do pintor.
Jesper, que é Gerente-Geral de Desenvolvimento de Produto na Ericsson Dinamarca e que possui um blog sobre a vila de pescadores e suas reminiscências, gentilmente acedeu ao nosso pedido e nos forneceu algumas informações sobre o pintor.