Biografia
Nascido em 1923 na cidade de Muçum, Rio Grande do Sul de família italiana, muda – se para Porto Alegre poucos anos após fazendo seus estudos no Colégio Dante Alighieri freqüentado principalmente por crianças de origem italiana.
Na década de 30 passa para o Colégio Anchieta à noite e de dia trabalha em uma alfaiataria de um italiano apaixonado por artes e musica que permitiu Gheno desenvolver sua aptidão para o desenho. Como todo o mundo intelectual gaúcho freqüentava assiduamente a Livraria do Globo e a sua facilidade em desenhar, o levou a mostrar seus trabalhos a Editora Globo uma das maiores Casas Editoriais do Brasil, cujos livros da década de 40 e 50 são até hoje disputados pela excelente ilustração das capas. Gheno era um desses ilustradores. É dele a capa de David Copperfield. Gheno torna – se um nome nacional pelas ilustrações que faz também para a Revista do Globo.
Participa em 1942 do primeiro Salão de Artes Plásticas de Porto Alegre e em 1945 mudou – se para a Argentina onde permanece até 1947 trabalhando em publicidade.
Neste mesmo ano, ele faz a sua primeira exposição em Porto Alegre e ganha um prêmio de viagem pelo Brasil.
Gheno ao voltar a Porto Alegre, retorna para a editora Globo e começa a trabalhar em outro ícone gaúcho – a Empresa jornalística Caldas Junior ilustrando a primeira capa do Correio do Povo.
Em 1950 por conta própria, muda – se para Paris onde estuda por dois anos gravura.
Em 1951 voltando ao Brasil, é contratado por importante agência de publicidade americana como diretor de arte e criação.
Com a decisão da Editora Bloch de criar uma revista a Manchete para concorrer com O Cruzeiro, Gheno produz peças para esta revista como o faz também Iberê Camargo.
No Rio, faz uma exposição em 1952 na ABI e em 1955 outra empresa gaúcha o chama para ilustrar os cardápios dos seus vôos transatlânticos – a Varig.
De espírito irrequieto após voltar de seu tempo carioca a Porto Alegre, e como reflexo de sua estada, ele cria uma loja de decoração e envereda pela criação de móveis fruto do seu convívio com Joaquim Tenreiro. Antiquário, galerista, ilustrador, pintor, decorador, pintor, Gheno mesmo tendo viajado, morado em Paris ou Rio, é uma autor identificado com o Rio Grande do Sul.
Seus projetos de decoração acompanham os hotéis da Varig, suas gravuras e aquarelas ilustram as capas de livros e de artigos de livros e da Revista de uma das principais editoras que o país já teve, identificam este artista.