
THE DEATH OF STALIN | 2017 | FRANÇA-REINO UNIDO-BÉLGICA-CANADÁ | 107 MIN | COMÉDIA-DRAMÁTICA | 12 ANOS
SEM SESSÃO
Diretor:
ARMANDO IANNUCCI
Roteirista:
ARMANDO IANNUCCI, DAVID SCHNEIDER, IAN, MARTIN
Elenco:
STEVE BUSCEMI - Khrouchtchev / SIMON RUSSELL BEALE - Beria / JEFFREY TAMBOR - Malenkov / PADDY CONSIDINE - Andreyev / RUPERT FRIEND - Vasily / JASON ISAACS - Zhukov / OLGA KURYLENKO - Maria / MICHAEL PALIN - Molotov / ANDREA RISEBOROUGH - Svetlana / PAUL WHITEHOUSE - Mikoyan / ADRIAN MCLOUGHLIN - Stalin
Apresentação
Dirigido pelo escocês ARMANDO IANNUCCI, o filme iconoclasta foi pateticamente barrado por burocratas russos em seu país. Segundo o Ministro da Cultura, Vladimir Medinsky, a obra teria sido considerada ofensiva e “extremista” por menos de 20 pessoas, segundo ele responsáveis políticos russos e, arrematou: “nós não temos censura”.
Aprovada em geral pela crítica britânica e americana, e por parte da mídia russa, a obra mostra uma confusa briga palaciana entre figuras históricas. A comédia desagradou, no entanto, a uma parcela importante do atual establishment político russo, que a encarou como ofensiva e desmoralizante em relação ao passado soviético do país.
A rocambolesca proibição teria certamente agradado o ditador Stalin cuja trajetória foi marcada por violações constantes de direitos humanos, massacres, expurgos e execuções extra-judiciais de milhares de pessoas e fome. Estima-se que entre 20 e 60 milhões de pessoas tenham morrido durante seus trinta anos de governo.
Premiação
INDICADO AO BAFTA 2018
MELHOR FILME BRITÂNICO
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Sinopse
Na noite de 2 de março de 1953, um homem está morrendo. Um golpe terrível está destruindo todo o seu corpo. Ele está babando. Ele está se mijando. Ele está prestes a chutar o balde e se você jogar suas cartas corretamente, o trabalho dele será seu.
O homem é Joseph Stalin – ditador, tirano, carniceiro, bem como o secretário-geral da URSS. A morte de Stalin é uma sátira sobre os dias que antecedem o funeral do pai da nação. Dias que brilham uma luz sarcástica sobre toda a loucura, depravação e desumanidade do totalitarismo. Dias que verão os homens que o cercam lutarem para herdar seu poder supremo. E tudo é baseado em eventos verdadeiros.