L’AMANT D’UN JOUR | FRANÇA | 2017 | DRAMA | 76 MIN |

SEM SESSÃO

Direção:
PHILIPPE GARREL

Roteiro:
PHILIPPE GARREL, JEAN-CLAUDE CARRIÈRE, CAROLINE DERUAS e ARLETTE LANGMANN

Elenco:
ERIC CARAVACA - Gilles / ESTHER GARREL - Jeanne / LOUISE CHEVILLOTTE - Ariane / LAËTITIA SPIGARELLI - Narratrice

Apresentação

UM FILME DE PHILIPPE GARREL.

O cineasta PHILIPPE GARREL é um cineasta francês e além de fotógrafo de cinema, roteirista, editor é também produtor. É filho do ator Maurice Garrel e pai dos atores Louis Garrel e ESTHER GARREL, a Jeanne de AMANTE POR UM DIA.

Um verdadeiro monstro sagrado do cinema é o seu co-roteirista: JEAN-CLAUDE CARRIÈRE, premiado roteirista, escritor, diretor e ator francês. Colaborador frequente do diretor Luis Buñuel e, menos frequente, de Peter Brook. Sua colaboração com Buñuel começou com o filme DIÁRIO DE UMA CAMAREIRA/ LE JOURNAL D’UNE FEMME DE CHAMBRE (1964), para o qual ele co-escreveu o roteiro (com Buñuel) e também interpretou o papel de um padre da aldeia.

Mais tarde, Carrière iria colaborar com quase todos os guiões dos filmes de Buñuel, incluindo BELA DA TARDE/ BELLE DE JOUR (1967), O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA/ LE CHARME DISCRET DE LA BOURGEOISIE (1972), O FANTASMA DA LIBERDADE/ O FANTASMA DA LIBERDADE/ LE FANTÔME DE LA LIBERTÉ (1974), ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO/ CET OBSCUR OBJET DU DÉSIR (1977) e VIA LÁCTEA/ LA VOIE LACTÉE (1969).

Crítica

“SIMPLES, BONITO E PROFUNDO!”
★★★★★ Les Fiches du Cinéma

Sinopse

Jeanne é uma jovem de 23 anos que acaba de terminar um intenso relacionamento amoroso e, vai viver com o seu pai, um professor de filosofia divorciado. Sem ela saber, ele tem uma nova namorada que vive com ele, uma estudante chamada Arianne que tem a mesma idade que Jeanne. As duas jovens acabam por construir uma cumplicidade, à medida que Jeanne tenta superar a dor do seu desgosto amoroso e a namorada de seu pai vai testando os limites da fidelidade e do investimento emocional da perspectiva de uma jovem que busca o autoconhecimento, o amor e experiências.