DEAR COMRADES / DOROGIE TOVARISHCHI! I RÚSSIA I 121 min I DRAMA/GUERRA I 14 ANOS

SEM SESSÃO

Direção:
ANDREI KONCHALOVSKY

Roteiro:
ANDREI KONCHALOVSKY & ELENA KISELEVA

Elenco:
JULIYA VYSOTSKAYA | SERGEI ERLISH | YULIYA BUROVA | VLADISLAV KOMAROV | ANDREY GUSEV

Apresentação

Importante diretor russo de renome internacional, com passagens por Hollywood com filmes como O CÍRCULO DO PODER/1991 e EXPRESSO PARA O INFERNO/1985.

Dele exibimos o excelente PARAÍSO/2017, drama que investiga o colaboracionismo francês na Segunda Guerra.

E agora, ele retoma por assim dizer, nesse drama histórico russo de 2020, o MASSACRE DE NOVOCHERKASSK, tragédia, abafada por décadas pela ditadura soviética e que veio a público e começou a ser investigada no início dos anos 1990.

Foi inscrito na competição no 77º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA. Em Veneza, o filme ganhou o PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI. O filme recebeu uma indicação ao Prêmio BAFTA de MELHOR FILME EM IDIOMA NÃO INGLÊS e foi selecionado como representante russo para o MELHOR FILME INTERNACIONAL no OSCAR 2021, numa lista de quinze filmes.

Premiação

FESTIVAL DE VENEZA
VENCEDOR DO PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI

Sinopse

Novocherkassk, URSS, 1962. Lyudmila é uma executiva e devota do Partido Comunista, que lutou na Segunda Guerra Mundial pela ideologia de Stalin.

Certa de que seu trabalho criará uma sociedade comunista, a mulher detesta qualquer sentimento antissoviético. Durante uma greve, Lyudmila testemunhou trabalhadores sendo baleados por ordem do governo, que busca encobrir greves trabalhistas em massa.

Após o banho de sangue, quando os sobreviventes fogem da praça, Lyudmila percebe que sua filha desapareceu.  Uma fenda aberta se abre em sua visão de mundo.