
INSTINCT I 2019 I HOLANDA I 108min I DRAMA PSICOLÓGICO-SUSPENSE I 16 ANOS
SEM SESSÃO
Direção:
HALINA REIJN
Roteiro:
ESTHER GERRITSEN & HALINA REIJN
Elenco:
CARICE VAN HOUTEN | MARWAN KENZARI | MARIE-MAE VAN ZUILEN | PIETER EMBRECHTS | ARIANE SCHLUTER | BETTY SCHUURMAN | ABDELKARIM EL BAZ | ROBERT DE HOOG | MARIA KRAAKMAN | ACHRAF KOUTET | RACHEL COUTINHO
Apresentação
Produção comandada por mulheres marca a estreia de HALINA RAIJN, 44, renomada produtora, escritora e atriz holandesa com vários prêmios; ESTHER GERRITSEN, 47, autora do enredo com Halina, reconhecida romancista e agora roteirista; a atriz CARINE VON HOUTEN, 45, mundialmente conhecida como a Melisandre da série Game of Thrones (2012–2019); e a trilha sonora da compositora ELLA VAN DER WOUDE, da cena alternativa e com diversas trilhas para o cinema.
O filme está próximo de alcançar a bilheteria de um milhão de dólares no mercado internacional e apresenta Nicoline, psicóloga experiente, inicia trabalho em uma penitenciária. Ali conhece Idris, condenado por vários estupros. Prestes a obter a sua liberdade condicional, Nicoline posta-se contra. Inteligente e narcisista, Idris busca conquistar a confiança e, se possível, conquistá-la. Ela percebe o jogo manipulador, mas jogo de sexualidade a faz enfrentar os seus próprios desejos e medos.
Uma relação doentia se desenvolve: sexualidade e poder.
Ambos ficam perigosamente perto do abismo: quem está manipulando quem?
Quem está realmente mentindo?
Premiação
INDICAÇÃO DA HOLANDA AO OSCAR 2020
Crítica
“Um thriller psicológico tenso e ambíguo que põe à prova os nervos do espectador. Halina Reijn assume seu primeiro desafio de direção sem inibição, ciente de lidar com questões delicadas que a sociedade faz o possível para evitar: o que é que nos leva ao lado sombrio de nossos desejos” – CINEUROPA
“Um filme muito bom com alguns elementos angustiantes e um tanto assustadores. Vale a pena assistir!” – IMDB
“História sensacional e inteligente para adultos, criada com precisão temática em todas as frentes…” – VARIETY
Sinopse
Nicoline, uma psicóloga experiente, inicia um novo emprego em uma instituição penal, apesar de ter decidido nunca mais voltar à psiquiatria. Ela conhece Idris, um homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu uma série de crimes sexuais graves. Após cinco anos de tratamento, ele está prestes a ter sua primeira saída em liberdade condicional desacompanhada.
A equipe de profissionais da instituição está entusiasmada com o desenvolvimento e comportamento do condenado, mas Nicoline não confia nele nem um pouco.
Ela tenta adiar a soltura, para o espanto de seus colegas de trabalho. Idris tenta ao máximo convencer Nicoline de suas boas intenções, mas, como ela permanece cética, ele vai ficando gradualmente mais violento em relação a ela, transformando-se em um homem manipulador – o que Nicoline viu nele desde o começo.
Um jogo de poder surge entre os dois e Nicoline, apesar de seu conhecimento e experiência, deixa-se envolver e acaba em uma situação muito tensa e perigosa.