SOBIBOR | RÚSSIA | 2018 | 117min | DRAMA–HISTÓRIA–GUERRA | 16 ANOS

SEM SESSÃO

Direção:
KONSTANTIN KHABENSKIY

Roteiro:
ANNA CHERNAKOVA, MICHAEL EDELSTEIN, ILYA VASILIEV

Elenco:
KONSTANTIN KHABENSKIY, CHRISTOPHER LAMBERT, MARIYA KOZHEVNIKOVA

Apresentação

O lançamento do filme é dedicado ao 75o aniversário da rebelião no campo de concentração nazista de Sobibor. A única revolta bem-sucedida de prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial foi possível graças às habilidades de liderança e coragem de seu líder – o oficial soviético Alexander Pechersky. Foi ele quem conseguiu reunir centenas de prisioneiros de muitos países europeus condenados à morte.

Konstantin Khabensky desempenhou o papel principal no filme, que também se tornou sua estreia como diretor. “Infelizmente os temas nazismo e genocídio serão sempre relevantes”, diz Khabensky seguramente. “Nós vemos que as pessoas odeiam e matam umas às outras por causa de linguagem, fé, cor da pele, formato dos olhos. O nazismo é um nível máximo do mal. É a rebelião contra esse mal tão puro que dá origem ao heroísmo que dura para sempre. Um desses heróis foi Alexander Pechersky”.

O elenco é representado por atores de diferentes países. Os papéis principais são desempenhados por Christopher Lambert (Highlander, Mortal Kombat), Michalina Olszanska (Matilda), Philippe Reinhardt (Stalingrado, O Noivo), Mariya Kozhevnikova (Platoon) e outros.

Sinopse

Baseado na história real de uma revolta que ocorreu no campo de extermínio russo de Sobibór, durante a Segunda Guerra Mundial, e do oficial soviético Alexander Pechersky. Quando era um prisioneiro de guerra em Sobibor, Pechersky conseguiu fazer o impossível: organizar um motim que resultou na fuga em massa dos prisioneiros do local. Muitos dos fugitivos foram mais tarde capturados e mortos – o resto, liderado por Pechersky, conseguiu se juntar aos seus compatriotas e engrossar as linhas defensivas russas. Representante da Rússia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2019.