
DYLDA | RÚSSIA | 2019 | 137min | DRAMA | 16 ANOS
SEM SESSÃO
Direção:
KANTEMIR BALAGOV
Roteiro:
KANTEMIR BALAGOV & ALEXANDER TEREKHOV
Elenco:
VIKTORIA MIROSHNICHENKO | VASILISA PERELYGINA | ANDREY BYKOV | IGOR SHIROKOV | KONSTANTIN BALAKIREV | KSENIA KUTEPOVA | OLGA DRAGUNOVA | TIMOFEY GLAZKOV
Apresentação
Segundo longa-metragem do premiado e talentoso diretor KANTEMIR BALAGOV (“TESNOTA”).
PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO E PRÊMIO DA CRÍTICA DO UN CERTAIN REGARD NO FESTIVAL DE CANNESDos produtores de “Leviatã” e “Sem Amor”, ambos dirigidos por Andrey Zvyagintsev e indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
A equipe do filme é formada por jovens talentos do cinema russo. O diretor Kantemir Balagov tem 28 anos. As atrizes principais Viktoria Miroshnichenko e Vasilisa Perelygina têm, respectivamente, 25 e 23 anos. E a diretora de fotografia Ksenia Sereda tem 25 anos.
O bonde e os automóveis do filme são autênticos do período e foram emprestados pelo Museu de Transporte de São Petersburgo. A maioria dos objetos de cena utilizados são autênticos da época também. E as recriações feitas seguiram as referências do período.
Premiação
REPRESENTANTE DA RÚSSIA NO OSCAR® 2020 – MELHOR FILME ESTRANGEIRO
FESTIVAL DE CANNES – PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO
FESTIVAL DE CANNES – PRÊMIO DA CRÍTICA
Crítica
“Dolorosamente lindo. Atuações extraordinárias em uma história brutal, mas delicada, de duas mulheres na Leningrado do pós-guerra. ” – IndieWire
“Brilhante. Balagov é um talento individual corajoso e bastante impressionante.” – The Guardian
“Um drama devastador, brilhantemente dirigido e atuado.” – The New York Times
“Abordagem inteligente. Personagens femininas transgressoras. Trabalho de cores visionário. Uma experiência memorável.” – Positif
“Um segundo longa-metragem feroz e extraordinário do talentoso diretor russo Kantemir Balagov” – Variety
“Um filme raro e forte” – Le Figaro
“Um drama intenso. Recompensador. As duas atrizes principais são poderosas.” – The Hollywood Reporter
“Excepcional, afiado, avassalador.” – Le Fiches du Cinéma
“Grandiosamente trabalhado e vivo com espírito humano.” – The A.V. Club
“Um drama trágico esplendidamente interpretado.” – Voici
“Uma exploração glacial e deslumbrante de vidas alteradas permanentemente pela guerra.” – Little White Lies
“Filmado com grande poder hipnótico e beleza. Este é facilmente um dos melhores filmes do ano.” – Film Inquiry
Sinopse
1945, Leningrado. A Segunda Guerra Mundial devastou a cidade, demolindo seus edifícios e deixando seus cidadãos em pedaços, físicos e mentalmente. Embora o cerco – um dos piores da história – tenha finalmente terminado, a vida e a morte continuam a sua batalha nos destroços que restam. Duas jovens mulheres, Iya e Masha, buscam por sentido e esperança na luta para reconstruir suas vidas entre as ruínas.
Indicado da Rússia ao Oscar® 2020 de Melhor Filme Internacional e inspirado no livro de Svetlana Aleksiévitch “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, UMA MULHER ALTA confirma o grande talento do diretor russo de 28 anos, Kantemir Balagov, com uma história ricamente polida, filmada com incrível habilidade, com atuações marcantes e uma fotografia belíssima, sobre os traumas e as cicatrizes da guerra. Um olhar impressionante sobre o pós-guerra, ganhador do prêmio de Melhor Direção do Un Certain Regard no Festival de Cannes 2019.