Com uma trajetória de mais de 40 anos de cinema, Aiko e Carlos Schmidt comemoram neste final de junho (26/6) 23 ANOS DE GUION! Uma história de sucessos e de muitos desafios!
Milhares de filmes foram exibidos, muitos dos quais não teriam sido exibidos em Porto Alegre, não fosse a nossa obstinação e foco por um cinema de qualidade. Até a presente data, somente em 2018 já foram exibidos 91 filmes de longa-metragem!
No início, os Cinemas Guion logo atraíram a atenção do público pela sua programação selecionada, notadamente de filmes da América Latina (Argentina, Chile, México, Cuba, Peru, entre outros) europeus (franceses, italianos, espanhóis, alemães, ingleses, russos, etc.) e de cinematografias menos conhecidas (Japão, Coréia do Sul, Índia, de países africanos, Austrália).
A qualidade da projeção (equipamentos mais modernos e lâmpadas mais potentes que o usual) e som se diferenciava dos outros cinemas.
Transformou em sucesso filmes rejeitados em outras latitudes como, VÁ AONDE SEU CORAÇÃO MANDAR (Va Dove Ti Porta il Cuore) de Cristina Comencini, filha do grande Luigi Comencini, literalmente um fracasso no Brasil e que ficou 21 semanas em cartaz e fez 25 mil espectadores; O CARTEIRO E O POETA (Il Postino) de Michael Radford, seis meses em cartaz e mais de 50 mil espectadores, DANÇA COMIGO(Shall We Dance?) de Masayuki Suo, 27 semanas e o recorde de TUDO SOBRE A MINHA MÃE (Todo Sobre Mi Madre) de Pedro Almodóvar, com 32 semanas em cartaz.
Durante estes 23 anos introduzimos procedimentos novos como:
- Sistema inédito de som implantado em conjunto com a SELENIUM (fábrica de alto-falantes)
que é a construção de caixas de concreto para o sub-woofer de 1300 litros cada, o que dá um grave surpreendente; - Reserva de ingressos por telefone;
- Bilheteria aberta com comunicação direta;
- Proibição de entrada na sala com bebida, pipoca ou comida e após 15 minutos do início do filme;
- Projeção com lâmpadas de 2500 Watts ao contrário das fracas 2000 watts utilizadas, o que garantia a luminosidade ideal para o filme;
- Poltronas em tecido;
- PROGRAMA DE FIDELIDADE GUION, um processo inédito em cinemas na época,
que deu prêmios e brindes além de outras vantagens como viagens a PARIS, BUENOS AIRES, MADRID, NOVA IORQUE, RIO DE JANEIRO, etc.; - Instala o sistema inédito no Brasil de som DOLBY DIGITAL 650;
- Divisão de salas com vários filmes é um procedimento largamente usado hoje;
- Primeiro cinema com cafeteria, lojas de cds, livros e galeria de arte;
- Espaço de 2m entre um espaldar e outro, além de possibilitar nas salas Guion Center 1 e 3 a locação de pufes para o descanso dos pés e poltronas com 73 cm de largura na sala 1.
EM JUNHO DE 2009 inaugura o GUION ARTE com a exposição 14 ANOS, 14 AMIGOS, uma espaço para apoiar as artes visuais gaúcha, nacional e internacional.
EM 26/03/1996 Carlos Schmidt recebe por relevantes serviços prestados à comunidade de Porto Alegre a MEDALHA CIDADE DE PORTO ALEGRE.
EM 26/05/1997 Carlos Schmidt recebe o TROFÉU DESTAQUE EM CULTURA, conferido pelo Jornal do Comércio de POA.
O Guion chegou a ter 8 salas de cinema em Porto Alegre, o GUION CENTER CINEMAS, GUION SOL e AEROGUION, mas desde 2010 concentra as atividades na sede da Cidade Baixa.
Tudo isso só foi possível graças ao público cinéfilo porto-alegrense, sempre instigando e nos apoiando na busca de uma boa programação! Outros fatores responsáveis pela longevidade deste projeto são o apoio da imprensa especializada, formadores de opinião, distribuidoras qualificadas, familiares, amigos e o quadro de funcionários que formou a nossa equipe ao longo destes anos! A TODOS OS NOSSOS AGRADECIMENTOS!
Carlos Schmidt
Aiko Shinozaki